publicidade

Ânderson

Sistema prisional

Balanço: 17 presos entraram por dia nos presídios de SC nas primeiras duas semanas de 2019

Compartilhe

Por Ânderson Silva
15/01/2019 - 10h03 - Atualizada em: 15/01/2019 - 10h15
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Dados do balanço do Departamento de Administração Prisional (Deap) revelam que entre 1º e 14 de janeiro de 2019, a média de entrada de detentos no sistema prisional catarinense foi de 17,9 por dia. O ano passado fechou com a entrada diária de 5,65 presos no sistema. Hoje, Santa Catarina tem 21.860 presos.

Durante a temporada de verão, o número de ingresso nas cadeias aumenta consideravelmente. Isso ocorre pelo acréscimo de pessoas que circulam pelo Estado neste período. Por isso o problema da falta de vagas na Grande Florianópolis se agrava.

Nos últimos anos, nenhuma unidade foi aberta na região diante da resistência das prefeituras em liberar os alvarás de construção. Há projetos para São José e Tijucas, além de Imaruí, no Sul, que aliviaria a superlotação na região.

A Secretaria de Justiça e Cidadania enfrenta batalhas judiciais pela liberação das obras. Conseguiu vitórias em alguns casos, mas nenhuma delas possibilitou o início de construções.

De olho

O site com as informações sobre a balneabilidade de Santa Catarina teve 40 mil acessos desde que foi lançado, em 1º de dezembro. Entre os estrangeiros, os argentinos são os que mais buscam informações sobre as praias catarinenses. Depois vêm os uruguaios e os americanos.

Falta de estrutura

Quinta-feira passada, um morador da Capital foi até a Serra do Corvo, em Urubici, com um grupo de amigos para um passeio de motocicleta. No topo do local, onde havia alguns turistas, ouviu de um deles: “o governador de vocês não gosta disso aqui, né? Como pode estar tudo tão abandonado?”. O catarinense ficou sem respostas.

Deixe seu comentário:

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Colunista da NSC Comunicação, publica diariamente informações relevantes sobre as decisões que impactam o catarinense, sem esquecer dos bastidores dos poderes. A rotina de Florianópolis em texto e imagens também está no radar da coluna.

anderson.silva@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade