Olá, bom dia! As notas desta quarta-feira, 11 de junho de 2025, estão servidas. O Café com Ânderson chega quentinho de informação e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Posses

Nesta quinta-feira (12), às 17h, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Francisco Oliveira Neto, transmite o cargo ao vice-presidente, desembargador Cid Goulart. No dia seguinte, sexta-feira (13), Oliveira Neto assume o governo de Santa Catarina, às 10h, em um ato que deve ocorrer na Casa D’Agronômica. À tarde, o governador Jorginho Mello (PL) embarca para a Ásia.

Caravana

Os chefes das forças de segurança do Estado iniciam nesta quarta-feira (11) uma série de visitas a cidades catarinenses. O primeiro encontro ocorrerá em Blumenau. Os comandantes das quatro corporações — Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Civil e Polícia Militar — confirmaram presença.

Quinto

O deputado Ivan Naatz (PL) propõe a criação de uma vaga destinada à advocacia na composição dos cargos de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Para isso, apresentou uma PEC na Alesc. O texto prevê que uma das vagas de nomeação privativa do governador do Estado seja, necessariamente, preenchida por advogado ou advogada com notório saber jurídico, reputação ilibada e mais de dez anos de efetivo exercício profissional.

Troca

Fabrício Oliveira (PL), ex-prefeito de Balneário Camboriú, deve ser anunciado oficialmente nesta quarta-feira (11) como novo secretário de Planejamento do governo Jorginho. Ele substituirá Edgard Usuy, que assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Continua depois da publicidade

Selou

A entrada de Fabrício no governo deve selar o fim da permanência do deputado Carlos Humberto no PL. No entanto, quem o encontrou nesta terça-feira (10) percebeu que o parlamentar não expressa descontentamento e busca apaziguar a situação. Apesar de, publicamente, adotar uma postura republicana, nos bastidores há uma certeza: Carlos Humberto não tem mais espaço no PL.

Denúncia

A vereadora Manu Vieira abriu uma nova etapa de denúncias contra a presidência da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Nesta terça-feira (10), divulgou um vídeo detalhando a denúncia enviada ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). Segundo ela, desde a criação de cargos comissionados no Legislativo municipal, para atuação nas comissões há dois anos, não há transparência quanto às funções e atividades dos nomeados.

Respostas

Manu fala em “possíveis funcionários fantasmas” e estipulou prazo até esta quinta-feira (12) para que o presidente da Câmara, João Cobalchini, preste esclarecimentos sobre os comissionados. A vereadora também questiona a criação de uma gratificação para os servidores que atuam em plenário. Ela afirma que até um motorista — cuja atuação é externa — estaria recebendo o benefício.

Precatórios

Termina nesta quarta-feira (11) o prazo para inscrição no edital de acordo direto com deságio dos credores dos precatórios do Estado de Santa Catarina. O valor inicial destinado aos acordos é superior a R$ 377 milhões. Interessados devem preencher o formulário eletrônico até as 19h, no site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, acessando com login do sistema Gov.br. O acordo permite antecipar o recebimento do valor do precatório, com deságio de 20% a 40%. A ordem de pagamento será definida pelo maior percentual de deságio e, em seguida, pela ordem cronológica.

Continua depois da publicidade

Turismo

Renê Meneses, ex-presidente da Santur no governo estadual, assume nesta quarta-feira (11) a Subsecretaria de Turismo da Prefeitura de Florianópolis. Segundo ele, a missão será fortalecer a economia do turismo, destacando a infraestrutura turística, a promoção do destino, a qualificação e capacitação do setor, e o relacionamento com o trade.

Lá vem bomba…

O relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o programa Universidade Gratuita deve trazer sérias críticas, segundo fontes ouvidas pela coluna. Os números e relatos prometem chamar a atenção.

Vacina

Sabendo que o relatório será contundente, Jorginho lançou uma “vacina” com o anúncio de que a Polícia Civil investigará os casos de fraude. Ele foi até a 5ª DP, na Trindade, nesta terça-feira (10), onde gravou um vídeo ao lado do delegado-geral Ulisses Gabriel, anunciando as investigações.