Bom dia! O Café com Ânderson desta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, está servido. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Dia importante
Logo mais, às 9h30min, uma reunião conjunta das principais comissões permanentes da Alesc vai deliberar sobre os projetos do governo do Estado enviados em formato de “pacotão”. A pauta prevê 13 propostas de autoria do governador. Aprovados pelas comissões, os textos devem ir à votação na Ordem do Dia, às 16h desta terça-feira (9).

Enfraquecimento do controle interno
Entre as pautas está o projeto que trata da estrutura interna do Procon. A proposta carrega um “jabuti” bastante pesado para Santa Catarina: o trecho que retira a Ouvidoria da estrutura da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a coloca dentro da Casa Civil, o braço político do governo. A repercussão entre entidades ligadas à transparência e ao controle interno foi bastante negativa, mas o Executivo manteve o texto em tramitação.

Emendas
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) se juntou a outros três parlamentares que já haviam apresentado uma emenda para evitar a mudança da Ouvidoria. Ao todo, portanto, são quatro iniciativas parlamentares contrárias ao movimento do governo do Estado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terá o papel de discutir o avanço ou não das emendas.

A caminho da extinção
Caso o projeto seja aprovado, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) dá mais um passo rumo à extinção. O enfraquecimento não é de agora, já ocorre nos últimos anos, mas foi acelerado com a retirada de servidores para outros setores do governo, segundo relatam fontes. A aprovação da proposta atual simboliza o enfraquecimento completo do controle interno.

Continua depois da publicidade

No Dia Contra a Corrupção
A aprovação da mudança da Ouvidoria pode ocorrer justamente no Dia Internacional Contra a Corrupção, nesta terça-feira, 9 de dezembro. Um “presente” e tanto para Santa Catarina.

Novo Quinto
Deve chegar à OAB-SC nos próximos dias o ofício referente à nova vaga de Quinto Constitucional para a advocacia. O presidente da entidade, Juliano Mandelli, levará a pauta para o Conselho Estadual em 26 de fevereiro de 2026, com previsão de início do processo em 2 de março.

Vai ou não vai?
Carol de Toni (PL) já esteve muito perto de anunciar a saída do partido para disputar a eleição ao Senado em 2026. Episódios nacionais recentes, porém, fizeram a deputada colocar o pé no freio. O NOVO já está com as portas abertas, aguardando a federal.

Educação
A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, recebeu nesta segunda-feira (8) o ministro da Educação, Camilo Santana, em Santa Catarina. A visita incluiu o Instituto Estadual de Educação, maior colégio da rede pública do Estado, e o IFSC. O encontro simboliza um movimento importante de diálogo institucional entre governos de perfis ideológicos distintos. A coluna apurou que Luciane pretende manter uma postura de articulação técnica, colocando a Educação acima das disputas políticas.

Continua depois da publicidade

Citação
Durante a posse do reitor Zízimo Moreira Filho no IFSC, o ministro Camilo Santana mencionou publicamente a secretária, destacando a relação construída no Conselho Nacional de Educação. Ele lembrou que já estiveram juntos em pautas importantes para a educação brasileira.

Pets
O governo do Estado iniciou os repasses do programa Pet Levado a Sério, que prevê uma política pública de castração de cães e gatos. Os municípios de Urussanga, Rio Negrinho, Xanxerê e Nova Itaberaba são os primeiros a receber os recursos. A medida, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), por meio da Dibea Estadual, contempla os municípios que concluíram a tramitação documental e estão aptos a receber os valores via convênio para a execução dos mutirões locais.

Primeiro passo
Marcando o início oficial da iniciativa em Santa Catarina, Urussanga já tem mutirão marcado para a tarde da próxima quinta-feira, 11 de dezembro. Além desse, o município realizará outras ações em diferentes localidades.