Olá, bom dia! Reta final das definições para a campanha eleitoral, que começa na próxima sexta-feira, 16 de agosto. E o Café com Ânderson chega quentinho de informações. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
A vice
O PSOL convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira (12), em Florianópolis, onde deve anunciar o nome da vice do deputado estadual Marquito (PSOL) para a disputa da eleição na Capital. Trata-se de uma mulher ligada à área da cultura. O PSOL terá chapa pura, apesar de haver nos bastidores quem ainda espere até quinta-feira (15), que é a data-limite dos registros de candidaturas, por uma eventual procura do PT para ser vice de Marquito.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os nomes
Algumas pessoas foram cogitadas dentro do PSOL para a cadeira de vice na Capital. Uma delas foi o médico Ricardo Baratieri, que saiu do PT e filiou ao partido no ano passado. Entretanto, ele retirou o nome de pauta e apoiou a mulher escolhida para fazer a dobradinha com Marquito. Stella Veiga e Renata Takashima também foram cogitadas, mas ambos declinaram por compromissos oficiais.
As vices
Com a confirmação da vice de Marquito, a tendência é que sete das oito chapas da eleição em Florianópolis sejam formadas por homens, candidatos a prefeito, e mulheres a vice. O pré-candidato Rogério Portanova (AVANTE) também deve anunciar uma mulher para acompanhá-lo na chapa.
Continua depois da publicidade
Agenda em SC
O ex-presidente Jair Bolsonaro virá ao Estado em setembro para a campanha eleitoral. Sem data definida, ele deve ficar entre dois e três dias em Santa Catarina para participar de eventos em cidades consideradas estratégicas.
As cidades
A tendência é que Bolsonaro vá para locais que atendam não só as cidades específicas, mas também municípios da região. Ele deve vir para Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, Joinville e São José.
Deu ruim
A única cidade de Santa Catarina onde PL e PT ainda conversavam era Xavantina, no Oeste do Estado. Era. Mesmo depois da convenção das executivas municipais confirmar que as siglas disputariam juntas a eleição de 2024, a diretriz nacional do PL que proíbe alianças com o PT prevaleceu, e a chapa foi desfeita.
Postura
O comportamento da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), durante o ato de inauguração do Contorno Viário, na sexta-feira (9), se destacou positivamente. Cumpriu o papel republicano, mesmo com desnecessárias vaias.
Continua depois da publicidade
Não agradou
O sistema de divulgação das candidaturas e contas feito pelo TSE nas eleições municipais tem sido alvo de reclamações por quem precisa dele, tanto para a efetivação dos registros como para consultas básicas.
Homenageados
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) entrega o título de Cidadão Catarinense a três nomes da advocacia, nesta segunda-feira (12), às 19h. Serão homenageados o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, a presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, e o ex-juiz do TRE-SC Rodrigo Fernandes. As propostas de homenagem foram feitas pelos deputados Ivan Naatz (PL), Volnei Weber (MDB) e Maurício Eskudlardk (PL), respectivamente.
Nova composição
Foram definidos, na sexta-feira (9), os membros do Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina para os próximos dois anos. Foram eleitos oito Procuradores de Justiça que atuarão como representantes da primeira instância e três que serão representantes do Colégio de Procuradores da instituição. Os dois mais votados foram Paulo Locatelli, com 324 votos, e Ary Capella Neto, com 308.