Olá, bom dia! O Café com Ânderson desta quinta-feira, 16 de maio de 2024, está no ar. O que é destaque nos bastidores está na coluna. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Aprovada

A votação secreta para a escolha das listas tríplices do Quinto Constitucional para o TJ-SC foi aceita por unanimidade dos desembargadores. A partir das próximas disputas, não se saberá publicamente em quem cada desembargador votará.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Isso é certo

O que já se garante nos bastidores é que a dinâmica dos próximos Quintos mudará. Com o voto secreto, podem haver mais surpresas.

Os próximos

Olho, então, nos próximos processo de Quinto que serão abertos: o primeiro deve ser do MP-SC, em setembro. Enquanto o segundo deve vir da OAB-SC, ainda com data indefinida.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil

Em Brasília, a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) apresentou um projeto de lei para que os integrantes das Defesas Civis passem por capacitação. Para se ter uma ideia, até agora, 446 cidades foram atingidas pelas enchentes no RS. O governo federal já declarou o estado em calamidade pública, o que facilita o envio de verba, mas, até agora somente 137 municípios fizeram algum pedido de ajuda. Isto porque as Defesas Civis municipais não sabem quais são os caminhos para fazer esses pedidos para o governo federal, o que pode ser alterado com a proposta da senadora.

Em Criciúma

O ex-secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina Acélio Casagrande (PL) diz estar a espera dos chamados. Pode tanto ser vice de Ricardo Guidi (PL) na disputa em Criciúma como assumir a secretaria de Estado da Saúde.

Em Floripa

Pedrão (PP) fará um evento, nesta quinta-feira (16), para se lançar pré-candidato a prefeito de Florianópolis. O coronel Marcelo Pontes (PP) é o pré-candidato a vice.

Procura-se

O Contorno Viário da Grande Florianópolis terá quatro túneis duplos ao longo dos 50 quilômetros de extensão. A Arteris deve começar, nos próximos dias, a partir de uma provocação da ANTT, a busca por nome para as estruturas.

Continua depois da publicidade

Aposentadoria

O TJ-SC aprovou a aposentadoria da desembargadora Rejane Andersen. A decisão ocorreu no Órgão Especial desta quarta-feira (15).

Foi para a 1ª

O que antes se concentrava na 5ª Câmara Criminal, passa a mudar de cenário daqui para frente. É o que vai acontecer com a operação Mensageiro, que teve decisão do Órgão Especial do TJ-SC que a desembargadora Ana Lia Moura Lisboa Carneiro deve assumir os recursos de prefeitos que perderam ou renunciaram ao cargo. Ana Lia é da 1º Câmara Criminal. Já Cinthia Bittencourt Schaefer, que antes respondia pelas prisões e também pelos recursos, continuará apenas com os casos de origem.

Mobiliza MDB

Nesta quinta-feira (16), às 19h, será realizado o Bora 15 – Mobiliza MDB, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O objetivo é reunir vereadores, vice-prefeitos, prefeitos e coordenadores regionais da Grande Florianópolis e de Laguna, fortalecendo as lideranças emedebistas para as disputas municipais desse ano.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total