Olá, olá! Bom dia! Estamos na terça-feira, 1º de outubro de 2024. O Café com Ânderson está servido, quentinho de informações e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Cenário em Florianópolis

A cinco dias do primeiro turno, as conversas de bastidores em Florianópolis têm como foco a seguinte pergunta: haverá segundo turno? Com um quadro onde Topazio (PSD) lidera e apresenta números para buscar a vitória no próximo domingo (6), como mostrou a pesquisa NSC/Quaest mais recente, os demais adversários têm buscado diminuir a diferença e, mais do que isso, passado a se enfrentar em discursos e propagandas para ver quem fica com o segundo lugar.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O alvo

Nesse pelotão de quem tenta beliscar o segundo turno, Marquito (PSOL) tem sido o alvo principal dos adversários. Em cenário crescente nos levantamentos da NSC/Quaest, ele passou a ser questionado por concorrentes.

Exemplo

Das ações que tramitam na Justiça eleitoral de Florianópolis por conta da eleição da prefeitura, somente um não tem Topazio (PSD) como parte. E é justamente uma representação de Dário (PSDB) contra Marquito (PSOL).

Continua depois da publicidade

Prefeitos presos

Dos 28 prefeitos que foram presos desde agosto de 2020 em Santa Catarina, dois deles continuam detidos. Um deles é justamente o primeiro deles, Orildo Servignini, ex-prefeito de Major Vieira, que já tem condenação pelos crimes investigados. O outro é Douglas Elias da Costa, detido em janeiro deste ano.

Aliás

Douglas está na penitenciária da Canhanduba, em Itajaí, para onde foram alguns dos prefeitos presos nos últimos meses. Até os últimos dias, três chefes de Executivos municipais estavam lá: além de Douglas, Clésio Salvaro, de Criciúma, e Clézio Fortunato, de São João do Itaperiú. Tanto Clésio como Clézio tiveram as liberdades concedidas nas últimas duas semanas e deixaram o local.

Sem apoio

Nesta reta final, em Lages, o candidato a prefeito da cidade Lio Marin (União Brasil) tem usado parte dos espaços nas redes sociais para dizer que não é aliado do atual prefeito da cidade, Antônio Ceron (PSD), mesmo sendo apoiado pelo PSD. Da mesma forma, Ceron, que foi um dos prefeitos presos na Mensageiro, também tem reforçado nas redes sociais para dizer que não apoia nenhuma das candidaturas.

Sem intenção

Advogados criminalistas ouvidos pela coluna entendem que não há motivo para uma nova prisão do prefeito afastado de Criciúma, Clésio Salvaro. Para eles, mesmo que o MP-SC aponte para a presença de um investigado e uma testemunha no ato que o recebeu após a prisão, na quinta-feira passada, não haveria como Salvaro ter controle sobre as pessoas que estavam no local. O evento aconteceu no Centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Decisão

A decisão, entretanto, caberá à desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, relatora da operação Caronte. Nos bastidores, ela é conhecida pelo pulso firme nas avaliações dos casos.

Tristeza

Causou repercussão e mobilização dentro da advocacia nacional o assassinato da advogada catarinense Karize Ana Fagundes Lemos, na noite do domingo (29). Segundo a Polícia Civil, ela foi vítima de feminicídio, sendo o marido o principal suspeito. O fato gerou reações por parte da OAB Nacional e da OAB-SC, além de posicionamentos de lideranças da categoria.

133 anos

Será nesta terça-feira (1º) a cerimônia de comemoração dos 133 anos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). O ato ocorre às 17h, no hall de entrada do órgão, em Florianópolis. Diferentes atos serão feitos para marcar o momento como a inauguração do novo espaço da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros; a inauguração do novo espaço do Museu Desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto; e uma homenagem ao desembargador José Antônio Torres Marques, ex-presidente do TJ, falecido no dia 18 de setembro.

Destaques do NSC Total