Olá, bom dia! Começamos a quarta-feira, 3 de abril de 2024, com o Café com Ânderson Silva. Notas quentinhas e os bastidores abaixo:

Continua depois da publicidade

O retorno?

Especula-se em Chapecó com o ex-prefeito Luciano Bulligon possa voltar a disputar as eleições municipais. Ele seria candidato a prefeito pelo Solidariedade na maior cidade do Oeste.

Confiante

Pré-candidato a prefeito de Florianópolis pelo Progressistas, Pedrão diz que o partido vai com chapa pura. O vice do momento é o coronel Marcelo Pontes, com o advogado Apostolo Pitsica também na lista. Pedrão afirma que a intenção é eleger dois vereadores.

Esquerda

Pelo PSOL, Marquito diz que o partido pode eleger três a quatro vereadores na Capital. Ele ainda acredita na união da esquerda para a prefeitura, mas não tem pressa. Vai continuar as conversas até o final de julho, quando se encerra o prazo das convenções. O PSB já firmou apoio com o partido.

Ainda tem gente chegando

Na reta final de filiações, o PSD anuncia um pacote de novos nomes. O prefeito, Marquinhos, de Luiz Alves, e mais os quatro vices das cidades de Canelinha, Guabiruba, Pomerode e Nova Trento vão assinar ficha na sigla. O partido saltou de 30 para 50 prefeituras nos movimentos mais recentes.

Continua depois da publicidade

Confirmado

Está marcada para 24, 25 e 26 e junho a quarta edição do Summit Cidades, promovido pela Fepese, evento que debate o desenvolvimento das cidades. Será, novamente, no CentroSul, em Florianópolis. Nesta terça-feira (2), os organizadores foram até a Alesc entregar o convite em mãos ao presidente da Assembleia, Mauro de Nadal (MDB).

Correria

As lideranças políticas dos principais partidos estão numa semana em que o celular não para de tocar. E o assunto é o mesmo: filiações. Até sábado tem que estar tudo arrumado. Tem gente que até consulta especialista em cálculos eleitorais para definir se filia ou não pré-candidatos.

De saída

As prefeituras começaram a exonerar pré-candidatos a vereador que ocupam cargos. Em Florianópolis, somente nesta terça-feira (2), já foram dois.

Destituído

Os vereadores de Garopaba destituíram do cargo o presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PP), nesta terça-feira (2). Assume Jean Ricardo (PSB), mas na sexta-feira (5) será feita uma nova eleição.

Continua depois da publicidade

Jogo jogado

O PSD aprovou a proposta de uma pesquisa entre Arleu e Guidi para decidir quem disputa em Criciúma, como era esperado. Agora falta Guidi dizer o que fará. Até sexta (5) sai a fumaça.

Vice

Depois que fechar a janela de filiações, no sábado, a discussão em Florianópolis vai se concentrar nos nomes dos vices das chapas para a prefeitura. No caso de Topazio Neto (PSD), por exemplo, apesar das nomes já conhecidos, muita água ainda deve rolar até o final de julho.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:

Destaques do NSC Total