Olá, bom dia! Chegamos ao dia 15 de abril de 2025, terça-feira. O Café com Ânderson está cheio de informações e notas de bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Gesto
Foi na Casa D’Agronômica, nesta segunda-feira (14), que a deputada Paulinha (Podemos) aproximou um novo partido da base governista de Jorginho Mello (PL). A parlamentar participou do ato que oficializou a nova rota direta internacional entre Florianópolis e Lima. Chamada para discursar, ela elogiou o secretariado do governo do Estado e disse que estava ali para prestar uma homenagem pessoal e em nome do partido que representa.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Direta
Depois, parabenizou Jorginho e afirmou: “É uma alegria caminhar ao teu lado”. Questionada pela coluna, logo após o evento, se a fala significava a entrada do Podemos no governo, Paulinha respondeu que se tratava de um “gesto” ao governador, para que as conversas possam acontecer.
Cenário
Além de Paulinha, o Podemos tem Lucas Neves e Camilo Martins como deputados estaduais. Camilo já possui grande proximidade com Jorginho. Paulinha preside o partido em Santa Catarina, o que também sinaliza que as conversas já começam a surtir efeito nas articulações para as eleições do próximo ano.
Continua depois da publicidade
Aliás
Estão avançando, em nível nacional, as conversas sobre uma possível fusão entre o PSDB e o Podemos.
Hino (NOTA ATUALIZADA)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisaria novamente, nesta terça-feira (15), a PEC que altera o hino de Santa Catarina. Após pedir vista na semana passada, o deputado Mauro de Nadal (MDB) levaria seu voto aos colegas na sessão marcada para as 10h, na Alesc. No entanto, a CCJ terá uma reunião ordinária mais curta por conta das reuniões extraordinárias que ocorrem ao longo dia para a análise de projetos do governo que serão votados no plenário à tarde. O hino deve ficar para a semana que vem.
EUA
Jorginho viaja aos Estados Unidos entre os dias 10 e 17 de maio. A viagem, inicialmente prevista para abril e que também incluía o Canadá, foi reformulada com foco exclusivo nos EUA.
Agenda
Entre os compromissos do governador nos EUA estão uma visita ao Banco Mundial, onde tramitam projetos de Santa Catarina, e a participação na Brazilian Week, em Nova York, que ocorre entre os dias 13 e 15 de maio. Outros governadores também devem participar do evento.
Continua depois da publicidade
Sistema prisional
O governo do Estado lança, nesta terça-feira (15), o plano para criação de novas vagas em presídios e penitenciárias de Santa Catarina. Finalmente, será apresentado um desenho de como será feita a desativação do complexo penitenciário da Agronômica, além da estratégia para cumprir a promessa do governador de abrir oito mil vagas nos próximos anos.
Prazo
Até então, o governo estimava dois anos para a criação das vagas no sistema prisional. Agora, passou a projetar um prazo de três anos.
Servidores
Também nesta terça-feira, o Estado anuncia a contratação de novos servidores para a Polícia Penal. Eles deverão substituir os temporários cujos contratos foram encerrados por determinação judicial nos últimos anos.