Olá, bom dia! Chegou a sexta-feira. É 4 de julho de 2025, e o Café com Ânderson está quentinho de informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Empréstimo bilionário
Um dos projetos do pacotão enviado pelo governo de Santa Catarina à Alesc, nesta semana, pede autorização dos deputados para que o Executivo possa contratar um empréstimo junto ao Banco do Brasil de até R$ 2,6 bilhões.

Justificativa
De acordo com o secretário da Fazenda, Cléverson Siewert, a proposta não visa, no atual cenário econômico, a captação imediata dos recursos. A intenção é manter uma reserva financeira que possa ser acessada em caso de necessidade, como uma queda brusca na arrecadação ou outro fator macroeconômico relevante. O crédito funcionaria como uma “salvaguarda” para situações imprevistas, demandas urgentes ou para a implementação de novas políticas públicas que se façam necessárias.

Destinação
O projeto prevê que os recursos serão destinados a projetos estratégicos nas áreas de infraestrutura, sistema prisional e socioeducativo, assistência social, habitação, segurança e defesa civil. Na justificativa, o secretário também afirma que o Banco do Brasil foi o único a aceitar as condições de negociação propostas pelo governo.

Novela
Outro projeto do pacote enviado à Assembleia trata da transferência definitiva da posse da área da antiga rodoviária de Florianópolis, localizada na Avenida Mauro Ramos. A novela se arrasta ao longo de 2025.

Continua depois da publicidade

De saída
A saída de Rodrigo de Bona do cargo de Controlador-Geral da Prefeitura da Capital repercutiu nos bastidores. Ele era considerado um nome forte no controle interno do município.

Aliás
Nesta semana, o controlador publicou o relatório final de três tomadas de contas de entidades que receberam recursos investigados na operação Presságio. Em todos os casos, o parecer final foi pela “irregularidade das contas tomadas”.

Prescrição
A juíza da Vara Única da Comarca de Campo Belo do Sul, Camila Reis Rettore, reconheceu a prescrição da pena aplicável por dois crimes ao ex-prefeito de Cerro Negro, Janerson Delfes. Ele era investigado na operação Bola de Neve, deflagrada pelo Gaeco em 2012. A defesa do ex-prefeito é feita pelo advogado Noel Baratieri. Outras oito pessoas também investigadas tiveram a mesma decisão de prescrição para os dois crimes.

União
O ex-prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, deixou o PSD e se filiou ao União Brasil. O ato ocorreu em Jaraguá do Sul, na residência do deputado federal Fábio Schiochet, uma das principais lideranças do partido em Santa Catarina, nesta quinta-feira (3). O movimento faz parte dos planos de Clenilton, que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

Continua depois da publicidade

MP e setor produtivo
Um encontro promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), nesta quinta-feira (3), reuniu representantes do setor produtivo (veja fotos abaixo). Um dos resultados da reunião foi a criação de um fórum para debater questões estratégicas relacionadas à regulação, fiscalização e desenvolvimento do setor produtivo catarinense. O evento marcou a retomada do diálogo e da aproximação com os setores privado, comercial e industrial.

Temas
Durante o encontro, a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, apresentou dados relevantes sobre a economia do estado. Ela também destacou a importância de se atentar à migração interna e internacional, ao número de pessoas em situação de rua e à capacidade de atendimento dos serviços de assistência social e saúde. “São temas que exigem atenção não apenas do poder público, mas também das forças privadas em nosso estado”, declarou. O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, também participou da reunião.

Veja fotos