Bom dia, bom dia! A semana começa com informação quentinha. O Café com Ânderson está servido, nesta segunda-feira, 9 de junho de 2025. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Projeto

Tramita na Alesc, desde o final de maio, um projeto do governo do Estado que propõe mudanças pontuais em secretarias estaduais. A primeira delas é a ampliação formal da competência da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que passará a responder também pelo transporte aquaviário em Santa Catarina — abrangendo o transporte de cargas, passageiros e veículos, tanto em rios e lagos quanto no mar. Atualmente, esse sistema está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura.

SCPar

O segundo ajuste proposto concede ao governador autorização legal para, por meio de decreto, “definir a vinculação das entidades da Administração Pública Indireta aos órgãos da Administração Direta, exclusivamente para fins de supervisão, coordenação, orientação e fiscalização”. De imediato, essa alteração já vinculará a SCPar à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). Permanecerão na Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias apenas as subsidiárias portuárias.

Nomenclaturas

O projeto também altera a sigla da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, de “SAR” para “SAPE”; atualiza o nome da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (SICOS) para Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (mantendo a sigla SICOS); e muda a denominação da SC Participações e Parcerias S.A. (SCPar) para Invest Santa Catarina Parcerias e Negócios Estratégicos (InvestSC). Segundo a justificativa do projeto, todas essas mudanças não terão impacto financeiro.

Posse

A posse de Thiago Oliveira como chefe da Casa Civil da Prefeitura de Florianópolis será às 15h desta segunda-feira (9), no gabinete do prefeito Topazio Neto (PSD).

Continua depois da publicidade

Aliada

O discurso enfático da deputada estadual Paulinha (Podemos) foi um dos destaques da cena política na noite de sexta-feira (6), durante a abertura da Festa do Pinhão, em Lages. Ao lado do governador Jorginho Mello (PL) e da prefeita Carmen Zanotto (PL), a parlamentar demonstrou alinhamento com o governo estadual.

Pré-campanha

Convidado por Renato Pereira — marqueteiro responsável por duas campanhas de Eduardo Paes à prefeitura do Rio de Janeiro, além da eleição de Sérgio Cabral ao Senado e ao governo do RS —, o jornalista catarinense Maurício Locks assume o posto de “co-piloto” na pré-campanha presidencial do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO). Em Santa Catarina, Maurício também atua como consultor da pré-campanha do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e do PSD estadual.

Marqueteiros

Os grandes projetos eleitorais para 2026 já começam a tomar forma. Em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello deve contar com a mesma dupla que atuou nas últimas eleições em Florianópolis: Fábio Veiga e Bruno Oliveira, que trabalharam nas campanhas de Gean Loureiro e Topazio Neto para a prefeitura e o governo do Estado.

Evangélicos

Na noite deste domingo (8), o governador Jorginho Mello participou do culto de comemoração pelos 87 anos da Igreja Assembleia de Deus, em Florianópolis. Ele foi saudado pelo pastor-presidente, Josué Cipriano.

Continua depois da publicidade

Semana no Oeste

Dentro do projeto Alesc Itinerante, a estrutura do Legislativo catarinense estará, nesta semana, em São Miguel do Oeste. As sessões e reuniões ocorrerão no campus da Unoesc, entre 9h e 18h, principalmente nesta terça (10) e quarta-feira (11).

Oficializado

O deputado estadual Fabiano da Luz lançou neste domingo (8) sua candidatura à presidência do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina. O evento, transmitido ao vivo pela internet para mais de 300 pessoas, contou com a participação do candidato à presidência nacional do partido, Edinho Silva; do presidente do Sebrae e do PT-SC, Décio Lima; da deputada federal Ana Paula Lima, vice-líder do governo Lula; além de outras lideranças. Também disputam a presidência Bruno Ziliotto, Carla Ayres, Luciane Carminatti e Padre Pedro.

Saneamento

O cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento até 2033, em Florianópolis, será tema do Almoço Estratégico do Floripa Sustentável, nesta segunda-feira (9), na Casa Hurbana Bocaiúva, no Centro. O painel reunirá representantes das três companhias estaduais de água e esgoto da região Sul: o presidente da Casan, Edson Moritz; o diretor de Relações Institucionais da AEGEA Regional Sul (concessionária da Corsan/RS), Fabiano Dallazen; e o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipsky.

Veja abaixo as fotos da coluna

Continua depois da publicidade