Bom dia! Começamos mais uma semana, e o Café com Ânderson desta segunda-feira, 2 de junho de 2025, chega quentinho. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Casa Civil (1)

Com um acordo de que Ronaldo Freire ficaria no comando da Casa Civil da Prefeitura de Florianópolis por seis meses, o prefeito Topazio Neto (PSD) tem agora nas mãos a decisão sobre quem assumirá a pasta daqui para frente. Um dos nomes que ganhou força nos últimos dias é o de Thiago Oliveira, atual assessor da deputada estadual Paulinha e ex-vereador de Lages. Thiago é filho do desembargador Altamiro Oliveira, que já foi presidente do TJ-SC.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Casa Civil (2)

Outras possibilidades em análise para a Casa Civil estão ligadas ao governador Jorginho Mello, que poderá indicar um nome para a pasta responsável pela articulação com a Câmara de Vereadores.

Recuperação

Topazio, aliás, está em recuperação da cirurgia realizada na semana passada. Ele deve retomar as atividades nesta semana, e terá na escolha do novo chefe da Casa Civil uma das principais decisões ao voltar ao trabalho.

Continua depois da publicidade

A última

Jorginho realiza, nesta segunda-feira (2), a última edição do programa SC Levada a Sério. O evento ocorre durante todo o dia, em Blumenau, com abertura no Teatro Carlos Gomes, no Centro da cidade.

Na espera

O processo de cassação de Jorge Seif (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está em compasso de espera por uma questão burocrática. O mandato do relator do caso, ministro Floriano Azevedo Marques, terminou em 30 de maio. Seu nome consta na lista enviada à Presidência da República para possível recondução, o que ainda não foi definido. Enquanto isso, o processo segue na fila, aguardando o agendamento de uma data para julgamento.

Inovação no TRE-SC

O juiz eleitoral Ítalo Augusto Mosimann concluiu seu mandato como ouvidor do TRE-SC na semana passada. Entre os legados deixados estão o chatbot “Catarina”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, que realizou 54 mil atendimentos via WhatsApp em 2024, e o atendimento eletrônico nas ligações do Disque-Eleitor, que solucionou 90,62% das 29.392 chamadas registradas na última eleição sem necessidade de interação humana. O mandato de Mosimann se encerrou com o término de seu biênio como juiz efetivo, na categoria jurista.

WhatsApp

Após percorrer o Brasil com mais de 60 palestras e acumular casos de sucesso no uso do WhatsApp para mobilização política e comunicação empresarial, João Paulo Borges — o JP do Whats — lança o livro “Comunicação Estratégica no WhatsApp: como transformar conversas em resultados”. A obra, escrita em parceria com a jornalista Aline Cabral Vaz, é um guia prático e inovador para quem deseja transformar conversas em resultados concretos, seja em votos ou em vendas.

Continua depois da publicidade

Consumidor

O 1º Congresso Internacional do Procon SC será realizado nesta semana, nos dias 4 e 5 de junho, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Serão 32 palestrantes e especialistas debatendo os principais temas relacionados às relações de consumo em Santa Catarina.

Posicionamento

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) enviará nesta segunda-feira (2) um ofício aos deputados federais catarinenses em defesa da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do senador Esperidião Amin, que suspende os efeitos da demarcação de terras indígenas no estado. O tema foi aprovado no Senado na semana passada e agora tramita na Câmara. Comunidades indígenas de SC reagiram e prometem mobilização no Congresso Nacional para barrar a medida.

Jovens

Alunos do ensino médio de oito escolas de todas as regiões de SC tomam posse, nesta segunda-feira (2), como integrantes do Parlamento Jovem. As escolas foram selecionadas por sorteio, e os estudantes foram eleitos em suas comunidades escolares, contando com dois professores como assessores. O programa já atendeu mais de 1,3 mil estudantes de mais de 200 escolas catarinenses. Mais de 50 proposições apresentadas em edições anteriores já se tornaram leis estaduais.