Olá, bom dia! O Café com Ânderson desta quarta-feira, 4 de junho de 2025, já está servido. Notas quentes do bastidores que você lê diariamente na coluna. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Em movimento

Os reitores da Acafe realizaram, nesta terça-feira (3), uma série de visitas a autoridades e entidades para prestar contas e esclarecer as reclamações de estudantes que não foram contemplados com bolsas do programa Universidade Gratuita neste semestre. As reuniões ocorreram pontualmente com deputados como Napoleão Bernardes (PSD) e Luciane Carminatti (PT), que haviam se manifestado sobre os apontamentos dos alunos nos últimos dias. O grupo de reitores também esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCE), responsável por um relatório que aponta suspeitas de fraudes na concessão de bolsas. A secretária de Educação do Estado, Luciane Ceretta, reuniu-se separadamente com a deputada Carminatti.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Bancada

Ainda na terça-feira, os reitores participaram de um almoço em Coqueiros com a bancada do PL na Alesc. Na ocasião, foi feita a mesma prestação de contas apresentada aos demais gabinetes visitados.

Mas…

Na sessão da Alesc, realizada após o almoço, o deputado estadual Carlos Humberto (PL) teve aprovado em plenário um pedido de informação direcionado à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta. O objetivo é esclarecer, entre outros pontos, os critérios adotados para a concessão das bolsas de ensino superior. O pedido gerou debate em plenário sobre o programa.

Continua depois da publicidade

Repercussão

Manifestaram-se os deputados Ivan Naatz (PL), Dr. Vicente Caropreso, Fernando Krelling (MDB), Sérgio Guimarães (União), Tiago Zilli (MDB), Jair Miotto (União), Neodi Saretta (PT), Napoleão Bernardes (PSD), Matheus Cadorin (Novo), Maurício Peixer (PL) e Carlos Humberto. Os parlamentares reconheceram a importância e a necessidade do Universidade Gratuita, mas defenderam mais transparência nos critérios de concessão do benefício.

Fraude

Além das reclamações dos estudantes não contemplados, o governo do Estado enfrenta uma crise maior: as possíveis fraudes apontadas pelo TCE, conforme publicado pelo colega Renato Igor. A informação repercutiu fortemente nos bastidores.

Investigação

Fica evidente que chegou o momento de o governo de SC acionar a Polícia Civil e o Ministério Público (MP-SC), em ação conjunta com o TCE, para uma investigação aprofundada sobre eventuais fraudes na concessão das bolsas do Universidade Gratuita. Tanto a PC quanto o MP têm equipes especializadas e capacitadas para lidar com o tema. A Secretaria de Educação e a Acafe têm se mostrado ativas no combate às irregularidades, mas uma apuração rigorosa é essencial para identificar os detalhes das supostas fraudes .

Novo secretário

A posse do novo chefe da Casa Civil da Prefeitura de Florianópolis será na próxima segunda-feira (9), às 15h, no gabinete do prefeito Topazio Neto (PSD). Como antecipado pela coluna, o escolhido foi Thiago Oliveira, ex-vereador de Lages e atual assessor da deputada Paulinha (Podemos). Ele assume no lugar de Ronaldo Freire, que já havia anunciado que permaneceria no cargo por apenas seis meses.

Continua depois da publicidade

Missão pesada

Topazio enfrenta dificuldades com a Câmara de Vereadores. Projetos importantes do Executivo estão parados há meses, aguardando tramitação. A relação com o presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB), está estremecida. A entrada de Thiago Oliveira é uma tentativa do prefeito de melhorar o diálogo. A aposta é que a amizade antiga entre Thiago e João possa contribuir para a reaproximação.

PL

A escolha de Topazio repercutiu no Centro Administrativo do governo do Estado. Pessoas ligadas ao PL esperavam que Nara Godoy, braço direito do governador Jorginho Mello nas questões partidárias, fosse a escolhida.

Embaixador

O governador Jorginho Mello (PL) designou oficialmente, nesta terça-feira (3), o empresário Bruno Guaresi Maria Machado como Embaixador Honorário de Santa Catarina para Assuntos da China. Segundo o decreto, a nomeação tem como objetivo o “desenvolvimento econômico, educativo e tecnológico do Estado”. A função é honorária, sem remuneração, e considerada “serviço público relevante”, conforme o texto publicado no Diário Oficial.

Mulheres Progressistas

O movimento nacional das Mulheres Progressistas promoveu, em Brasília, um encontro com as coordenadoras estaduais do partido, reunindo lideranças de todo o país para alinhar estratégias e fortalecer a presença feminina nos espaços de poder. Representando Santa Catarina, a coordenadora estadual Beth Tiscoski apresentou o projeto “O Futuro Chegou”, realizado em todas as regiões do Estado, que teve papel fundamental no aumento do número de vereadoras eleitas nas últimas eleições.

Continua depois da publicidade

Homenagem

Durante a reunião da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), realizada na noite desta terça-feira (3), o deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO) entregou uma moção ao presidente da entidade, Célio Bernardi, em homenagem aos 110 anos da ACIF. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em reconhecimento à trajetória da associação.

Comunicação reforçada

Estreia, nesta quarta-feira (4), a nova temporada do podcast Ordem do Dia, produzido pela equipe de comunicação da Alesc. O primeiro episódio foi gravado no estúdio renovado da Rádio AL e traz uma entrevista com o presidente Júlio Garcia (PSD), com foco nas ações das Bancadas Regionais.