Após 20 anos, uma mulher volta à presidência do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC). A médica ginecologista e obstetra Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira tomou posse neste domingo (1º), sendo a segunda mulher a ocupar o cargo em 67 anos de história da autarquia. A primeira foi a Marta Rinaldi Muller, entre 2003 e 2005.
Continua depois da publicidade
Andréa comandará a autarquia federal pelos próximos 20 meses e assume com a proposta de fortalecer o vínculo entre o CRM-SC e os mais de 28 mil profissionais médicos ativos no estado. Para isso, pretende realizar encontros regionais com foco no diálogo com a classe médica, abordando temas como o Combate ao Exercício Ilegal da Medicina, a Segurança do Ato Médico e a Valorização da Boa Prática da Medicina, além de manter o apoio ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e à sociedade na luta contra a abertura indiscriminada e sem critérios de novas escolas médicas.
– Nossa intenção é levar o CRM-SC para mais perto dos médicos, tirando dúvidas e oferecendo suporte técnico à categoria. Já realizamos esse diálogo, todos os semestres, com os formandos em Medicina das 17 escolas médicas catarinenses. Iniciativa com um retorno muito positivo – destaca.
A nova presidente sucede o médico ortopedista Marcelo Lemos dos Reis. Andréa reconhece os avanços da gestão anterior e pretende dar continuidade às ações, com ênfase na atuação colaborativa e na ampliação das estratégias de fiscalização.
A solenidade de posse da 38ª Diretoria do CRM-SC ocorrerá no dia 6 de junho de 2025, no Auditório do Conselho, localizado na sede da autarquia, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Andréa Antunes é graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, onde foi Diretora Clínica por mais de oito anos e hoje exerce suas atividades com Chefe do Serviço de Obstetrícia e Presidente do Centro de Estudos. Há 12 anos é Conselheira do CRM-SC.
Antonietas
Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.
