Os partidos de esquerda em Santa Catarina fizeram o primeiro encontro para discutir as eleições de 2026 no Estado. Foi na noite desta quarta-feira (12), com a presença de representantes de diferentes siglas. O presidente estadual do PSB, Israel Rocha, liderou o movimento. Durante as conversas, o PT colocou o nome de Décio Lima como opção para disputar o governo de SC no ano que vem.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Não houve objeção por parte dos demais partidos, e nem outros nomes discutidos, segundo apurado pela coluna. Estiveram na reunião o PSB, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSOL, Solidariedade e Rede. O PDT justificou a ausência.

Veja fotos do encontro da esquerda em SC

As discussões passaram pelo entendimento de repetir os movimento de Lula, que disputou eleições presidenciais reiteradamente e se consolidou até conseguir a primeira vitória, em 2002. Numa análise de conjuntura, o grupo fez críticas ao governo Jorginho.

Continua depois da publicidade

No entanto, os partidos entendem que ainda não conseguir construir um projeto de oposição, e que os movimentos daqui para frente serão constantes, com encontros frequentes entre as siglas. A ideia principal é fazer a esquerda crescer no Estado.