nsc
    nsc

    Balanço

    O personagem do ano na política de Santa Catarina

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    26/12/2020 - 07h00
    O deputado estadual Sargento Lima
    O deputado estadual Sargento Lima (Foto: Solon Soares/Agência AL)

    O deputado estadual Sargento Lima (PSL) entrou para a história em 2020. Ao dividir seu voto no Tribunal de Julgamento do impeachment da equiparação salarial dos procuradores, o parlamentar alterou o cenário que se desenhava para o afastamento de Moisés e Daniela do governo. Assumiria o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD). Mas Lima afastou Moisés e manteve Daniela, o que depois possibilitou a volta do governador afastado. Com esse voto, o sargento se tornou o personagem do ano em SC.

    2020: o ano da crise política e da reconciliação

    O fato

    O 2020 catarinense foi recheado de episódios marcantes, mas teve um que dominou a pauta por mais tempo e contribui para alterações no cenário político e administrativo do Estado: a compra fraudulenta de 200 respiradores da empresa Veigamed. Além de fazer o governo perder a atenção das pessoas no combate à pandemia, também gerou uma onda política de reação contra o governador Carlos Moisés.

    Votação do segundo impeachment de Carlos Moisés é adiada

    O episódio contribuiu para o afastamento dele em um dos processos de impeachment e ainda gerou outra denúncia que ainda tramita. A PF o inocentou na investigação. Para 2021, ainda faltam respostas importantes que a apuração precisa trazer.

    DIRETAS

    > Posses restritas: os municípios estão recuando e decidindo por cerimônias de posse somente com prefeitos, vices e vereadores.

    > Dobradinha: ex-secretário de Desenvolvimento Econômico em Palhoça, Marcelo Fett vai assumir agora a mesma pasta em São José. Ele chegou a ser cogitado para ser vice de Gean Loureiro nas Eleições 2020.

    > O recado: praia própria para banho em SC não é sinal para aglomeração, alerta o IMA.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas