nsc

publicidade

Ânderson

Decisão

PM-SC anula cinco questões da prova do concurso de soldados com erros de grafia e digitação

Compartilhe

Por Ânderson Silva
23/08/2019 - 18h01 - Atualizada em: 23/08/2019 - 18h14
Um dos erros está no nome da instituição, que foi escrito de forma incorreta: "Políca Militar" (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Um dos erros está no nome da instituição, que foi escrito de forma incorreta: "Políca Militar" (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A Comissão Geral de Concursos Públicos da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) decidiu anular cinco questões do processo seletivo para soldado da corporação. O caso ganhou repercussão depois que candidatos divulgaram imagens da prova com erros de digitação. As questões anuladas, segundo o presidente da comissão, Luciano Pinho, são aquelas que apresentaram alguma falha de digitação, grafia ou impressão.

A banca responsável pelo concurso, o Instituto Professor Carlos Bittencourt (Incab), foi comunicado da decisão e orientado a recalcular os resultados conforme a retirada dos casos onde havia erros. Em relação a outros apontamentos feitos pelos candidatos relacionados ao conteúdo, eles serão analisados pelo Incab dentro do prazo para recursos.

- Como contratante, identificamos que são erros operacionais, não são fraudes. Caso fossem fraudes, o concurso seria cancelado. Mas entendemos que foram erros operacionais, e neste caso eles implicam na anulação de todas as questões com problemas - explicou Pinho.

Segundo o coronel, a PM-SC foi notificada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) sobre 88 representações feitas pelos inscritos no concursos. De todos os casos, somente um já não era de conhecimento da corporação. Pinho diz que o fato vai ser apurado pela Agência de Inteligência da PM. Em relação aos outros relatos, todos foram transformados em relatório de incidentes com questionamentos encaminhados à banca.

Outra decisão tomada pela comissão de concursos, em reunião nesta quinta-feira (22), está o envio da documentação dos erros nas provas para a Diretoria de Logística. O setor é o responsável pela contratação do Incab via processo licitatório e vai trabalhar para que sejam analisadas eventuais sanções à empresa.

A partir de agora, dentro do concurso, o próximo passo é a conclusão da fase de recursos para a publicação do relatório final com as notas.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Colunista da NSC Comunicação, publica diariamente informações relevantes sobre as decisões que impactam o catarinense, sem esquecer dos bastidores dos poderes. A rotina de Florianópolis em texto e imagens também está no radar da coluna.

anderson.silva@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade