Uma das principais incógnitas pra as eleições de Florianópolis em 2024 é quem ficará com a cadeira de vice na chapa de tentativa de reeleição de Topazio Neto (PSD). O favoritismo é do PL, mas o cenário ainda não está consolidado justamente porque a decisão tem impacto a curto, médio e longo prazos. Além disso, ainda há resistências em ambos os lados da conversa sobre as alianças entre PSD e PL na Capital. Topazio quer, Jorginho também. Mas há outras figuras no entorno que pensam diferente.

Continua depois da publicidade

Florianópolis acerta no Carnaval com segurança e organização como marcas

A curto prazo, a escolha do/da vice tem como foco o potencial eleitoral. O PL cresce na briga porque agrega o potencial eleitoral das últimas duas eleições presidenciais e estaduais em Santa Catarina. Nomes como Maryanne Mattos e Gabrielzinho despontam. Já o União Brasil, partido do ex-prefeito Gean Loureiro, perdeu força com a operação Presságio e a busca e apreensão contra Ed Pereira, o nome que entraria na briga.

Há ainda o MDB enxergando o jogo acontecer. O partido aderiu ao projeto de Topazio, sem compromisso de indicar o vice, mas poderia entrar na cadeira com um nome a ser escolhido. O secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes, já foi ventilado.

A médio e curto prazos, a força do nome, além do partido político, pesam na composição por conta de 2026. Caso se reeleja, Topazio torna-se um nome natural para a briga de espaços nas disputas do governo do Estado ou do Senado. Assim sendo, o vice da chapa que vai à reeleição em Florianópolis ganha ainda mais relevância nas discussões. A definição, entretanto, vai ficar para a reta final das convenções, em julho.

Continua depois da publicidade

A “atual” vice

Sem vice desde que assumiu a cadeira de prefeito, Topazio Neto (PSD) conta com uma aliada que ocupou este espaço sem necessariamente ganhar a cadeira. É Zena Becker, que até dias atrás era a responsável pelas concessões e parcerias público-privadas. Agora, passou a ser a secretária de Turismo. É ela quem acompanha Topazio nos principais eventos e o representa quando ele não pode ir. Politicamente, porém, Zena não tem planos.

Leia também:

Recém-lançado, picolé de bala famosa vira sensação em Florianópolis

Destaques do NSC Total