Florianópolis

publicidade

Ânderson

Meio ambiente

Reunião que decide futuro da caça comercial das baleias começa nesta segunda em Florianópolis

Compartilhe

Por Ânderson Silva
10/09/2018 - 06h15 - Atualizada em: 10/09/2018 - 06h11
Foto: Marcio Dantas / NSC TV

Representantes de organizações ambientais começaram neste domingo, no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a protestar contra a proposta do Japão de liberar a caça comercial de baleias. A ideia será discutida durante sessão plenária da Comissão Internacional Baleeira (CIB), que começa hoje e vai até sexta-feira, no Costão do Santinho. Uma comitiva de japoneses que já chegou foi recepcionada por cartazes em crítica à proposta.

O evento em Florianópolis é visto com muita atenção por biólogos e ambientalistas de todo o mundo. Em edições passadas, os japoneses também tentaram aprovar a resolução para a caça aos mamíferos. Desde 1946, quando foi criada a comissão, a prática é proibida, mas em 1986 foi estabelecida a moratória das restrições comerciais.

O Japão ainda o faz sob o pretexto científico, também criticado por membros do órgão. Noruega e Islândia são outros defensores da liberação da caça. Nos últimos dias, o assunto foi tema de uma reportagem do jornal britânico The Guardian, que apresentou a preocupação do governo australiano com a proposta japonesa. Segundo o conteúdo, a Austrália deve enviar uma forte comitiva para o encontro em SC.

Deixe seu comentário:

publicidade

Florianópolis
© 2018 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2018 NSC Comunicação