O feriadão de Corpus Christi é considerado uma grande oportunidade para o mercado turístico em um ano marcado por datas comemorativas caindo nos finais de semana. Mas os destinos catarinenses parecem estar literalmente fora do radar no feriadão desta semana: pesquisa feita pela plataforma BuscaOnibus mostra que, entre os 50 trechos mais procurados para viagens rodoviárias nesta semana, apenas um tem como destino Santa Catarina: a rota São Paulo-Florianópolis, em 22º lugar. Entre os mais procurados no Brasil, estão cidades litorâneas do Rio e São Paulo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O resultado, avalia o CEO e fundador do BuscaOnibus, José Almeida, mostra o impacto da sazonalidade no turismo catarinense, já que tradicionalmente destinos como a Capital e Balneário Camboriú estão entre os mais procurados em datas como Réveillon, Carnaval e nos meses de verão, em geral. Outro fator que pode explicar a baixa procura é a questão climática, já que um dos principais mercados emissores de viagens a Santa Catarina é o Rio Grande do Sul, assolado pelas chuvas de maio.

José Almeida questiona ainda a falta de um grande evento de inverno em Florianópolis para atrair turistas nesta época: “a Ilha tem muitos atrativos além do sol e das praias, podemos valorizar e promover mais as tradições manezinhas, como a pesca artesanal da tainha e outras”.

Como destaca Almeida, a expectativa para o estado volta a ser os meses mais tradicionais de movimentação turística, como julho (em função das férias escolares) e o período que antecede a temporada de verão.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total