nsc

publicidade

Ânderson

Análise

Semana decisiva para as operações Alcatraz e Chabu

Compartilhe

Por Ânderson Silva
22/07/2019 - 04h00 - Atualizada em: 22/07/2019 - 08h53
Semana decisiva para as operações Alcatraz e Chabu (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)
Semana decisiva para as operações Alcatraz e Chabu (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)

Depois dos pedidos de suspensão feitos nos últimos dias, a semana que começa nesta segunda-feira será decisiva para as duas principais operações feitas pela Polícia Federal (PF) em Santa Catarina. A Justiça Federal de Florianópolis e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, ainda não se manifestaram sobre os recursos de advogados dos envolvidos nas ações da PF chamadas de Alcatraz e Chabu para que seja seguida a orientação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para paralisação das investigações que tenham sido originadas de informações do Coaf e da Receita Federal sem o aval do Judiciário.

No TRF4 o pedido de reconsideração feito pela defesa do presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Julio Garcia, para a suspensão das investigações da operação Alcatraz, que cumpriu mandado de busca e apreensão contra ele, continua sem análise. O juiz federal Danilo Pereira Junior negou duas liminares pedidas antes da decisão de Toffoli. Com o entendimento do ministro, os advogados voltaram ao Tribunal, mas até ontem não havia decisão.

Em Florianópolis, a juíza federal Janaína Cassol Machado deu cinco dias na última quarta-feira para um posicionamento do MPF sobre os pedidos de suspensão da Alcatraz na primeira instância. O prazo termina nesta segunda. Advogados de defesa também querem a soltura das oito pessoas que continuam detidas, sendo uma delas em prisão domiciliar.

O futuro da Chabu, por outro lado, depende de um posicionamento do TRF4, onde a relatoria é do desembargador Leandro Paulsen. Na semana passada os advogados de José Augusto Alves, um dos investigados, pediu a suspensão do inquérito. Ainda não houve decisão.

Deixe seu comentário:

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Colunista da NSC Comunicação, publica diariamente informações relevantes sobre as decisões que impactam o catarinense, sem esquecer dos bastidores dos poderes. A rotina de Florianópolis em texto e imagens também está no radar da coluna.

anderson.silva@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade