nsc
    nsc

    Gastronomia

    O segredo para deixar o polvo macio

    Compartilhe

    Beto
    Por Beto Barreiros
    23/02/2021 - 07h00
    Polvo ao molho
    Polvo ao molho (Foto: Arquivo pessoal)

    O polvo é saboroso e ao mesmo tempo delicado de ser preparado já que ele perde muito líquido durante o seu cozimento. Normalmente 1 kg de polvo fica reduzido a mais ou menos 400 gr depois de cozido. Sua preparação exige atenção e te trago algumas dicas. Confere!

    > Vieiras: o mais delicado e requintado derivado do mar

    Ingredientes:

    - 1 povo de mais ou menos 1,5 kg

    - 1 cebola

    - Sal e pimenta do reino a gosto

    Limpe bem o polvo, principalmente as ventosas que normalmente retém alguns resíduos de impurezas. Se você não domina o processo de limpeza do polvo, peça para fazer na peixaria. A melhor maneira de amaciar a carne do polvo é fazer o cozimento em uma boa panela de pressão.

    > Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis

    Atenção para esta dica: não coloque água na panela de pressão. O polvo elimina muito líquido durante o cozimento, assim, ele cozinhará no seu próprio líquido. Após colocar o polvo inteiro, adicione a cebola e os temperos da sua preferência e feche a panela de pressão. O tempo ideal é de 15 minutos de cozimento após a panela começar a chiar para ele não ficar duro se for cozido demais ou borrachudo ser for cozido de menos. Neste tempo, ele ficará macio e suculento.

    Depois de pronto você pode dar uma grelhada rápida nele para ficar crocante e servir com um purê da sua preferência, cortar em pedaços para fazer um risoto ou um delicioso polvo a vinagrete. Em Portugal, é um ingrediente indispensável na caldeirada de frutos do mar.

    > Veja mais dicas e receitas do Beto Barreiros.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas