Alguns historiadores acreditam que o Carnaval teve origem na Grécia Antiga, como uma forma de comemorar o início da primavera. Outros atribuem a festa aos romanos, com dias de foliões mascarados, muita brincadeira, comida e bebida. Desde o início, o Carnaval permitiu que as pessoas escondessem ou trocassem de personalidade.
Continua depois da publicidade
Em Veneza, os nobres usavam máscaras para poder disfarçar as suas identidades e desfrutar da festa junto do povo. Desde 1870, as fantasias foram ganhando espaço para tornar a festa mais divertida. Até 1930, as roupas eram simples, adaptadas e enfeitadas de maneira ingênua. Bem distante de tudo o que vemos hoje.
Atualmente, com fantasias mais luxuosas e elaboradas, o Carnaval continua carregado de simbolismos muito fortes. Ninguém escolhe uma fantasia por acaso, há sempre uma mensagem inserida na escolha, tanto para quem veste como para quem sugere. Em recente levantamento realizado pelo site de relacionamento sugar MeuPatrocínio, os daddies – homens maduros e bem sucedidos – foram convidados a revelar as preferências com relação às fantasias de suas babies, jovens atraentes, ambiciosas e determinadas.
“Mulher gato” liderou o ranking, com 42% das citações. Segundo psicólogos, a fantasia de uma felina traz mistério e sedução, sem julgamento moral daquilo que é certo ou errado, prevalecendo o instinto animal. A segunda mais votada foi a de “enfermeira” (28%) e revela um sentimento de querer ser cuidado e receber muita atenção.
Como as fantasias vêm carregadas de significados, é importante pensar bem na mensagem sutil e indireta que deseja passar ao escolher a sua. Ela representará a energia que você transmite enquanto cai na folia.
Continua depois da publicidade