nsc

publicidade

HORTALIÇAS 

BeGreen inaugura a primeira fazenda urbana dentro de uma indústria no mundo

Compartilhe

Cacau
Por Cacau Menezes
08/11/2019 - 17h00
Primeira fazenda urbana.
Fazenda urbana. Foto: BeGreen / Divulgação

Unidade produz hortaliças 100% livres de agrotóxicos na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo/SP.

O cenário é um refeitório industrial. À mesa, hortaliças frescas, 100% livres de agrotóxicos, colhidas no dia, logo ali, no quintal da fábrica. A novidade, inédita no mundo, é uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a startup BeGreen.  

A iniciativa está beneficiando os mais de 8.000 funcionários, além de suas famílias, uma vez que a produção é vendida a preço promocional e pode ser levada para casa. A BeGreen utiliza técnicas inovadoras de aquaponia para produzir hortaliças orgânicas em larga escala e em metade do tempo, consumindo 90% menos água em relação ao método tradicional de cultivo.

Esta é a primeira Fazenda Urbana do mundo instalada dentro de uma indústria. Do plantio à colheita. Tudo é feito no local. Com a parceria, a BeGreen começou a produzir hortaliças frescas e saudáveis para consumo nos refeitórios da Mercedes-Benz. Alface baby (verde e roxa), rúcula, espinafre, agrião, chicória, salsinha, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão já são cultivados no local que, em breve, também iniciará a produção de tomate e berinjela.

Estima-se que cerca de 2,7 mil quilos de hortaliças ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos serão colhidos ao mês.

Pronta para crescer

O modelo de negócio já está em estudo de implantação em diversos segmentos: fábricas, shoppings, indústrias, empresas e outros. Giuliano afirma que as empresas interessadas em aderir ao projeto podem fazê-lo sem necessidade de investimento.

“Queremos levar o negócio para todo o Brasil. Para isso, basta que a empresa ceda o espaço que nós implantamos e administramos a Fazenda Urbana. Estudos da Health Affairs mostram que a cada R$ 3,00 investidos em saúde, se economizam R$ 6,00 em gastos médicos, sem falar na redução de quase 50% no absenteísmo”, destaca Bittencourt.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

​Acesse as últimas notícias do NSC Total

Deixe seu comentário:

Cacau Menezes

Colunista

Cacau Menezes

A cara, o jeito e o sotaque de Floripa. O colunista da cidade, das pessoas que são destaque, dos bastidores decisivos e dos acontecimentos mais importantes.

siga Cacau Menezes

publicidade