nsc

publicidade

Cacau

Evento

Meyer Filho: 100 anos

Compartilhe

Por Cacau Menezes
14/09/2019 - 07h00
(Foto: Betina Humeres / Agência RBS)

Sandrinha Meyer, uma das filhas do artista plástico catarinense Ernesto Meyer Filho, está organizando para o ano que vem, via Instituto Meyer Filho, o evento que marcará os 100 anos de nascimento do seu pai (1919-1991). A comemoração pretende propiciar à comunidade catarinense a apreciação da obra do artista em uma grande exposição a ser realizada no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), de junho a setembro de 2020, com um programa totalmente gratuito de arte e educação voltado para as escolas públicas e privadas, à publicação de um livro e à oferta de cursos, oficinas e seminário de arte para a comunidade. 

"Estamos trabalhando para que outras facetas de Meyer Filho possam ser apresentadas ao público, além de suas pinturas e desenhos fantásticos, como as charges políticas, os manuscritos, e suas viagens ao planeta Marte, apresentadas em forma de desenhos, escritos e entrevistas, e seu engajamento para o reconhecimento da arte moderna no estado de Santa Catarina.”.

Terá destaque o acontecimento da década de 1970, que narra a entrevista que Meyer Filho concedeu ao meu pai, Manoel de Menezes, na sua rádio-jornal A Verdade, no programa Mesa Quadrada, quando o artista se autodeclarou "Embaixador do Planeta Marte na Terra". O que seria uma rápida entrevista se transformou em um happening de mais de quatro horas, reprisado via cassete várias vezes.

A conversa versava sobre o grau de evolução do planeta vermelho em relação à vida na Terra, com suas guerras, misérias e estupidez humanas. O acontecimento foi assunto na cidade o ano todo e acabou relatado por Meyer Filho na crônica "Respeitável Público", publicada no livro "Meyer Filho, Exercício de Imaginação" (2011). 

Deixe seu comentário:

publicidade