nsc

publicidade

Cacau

Unesc

Pesquisa sobre depressão procura por voluntários no Sul de SC 

Compartilhe

Por Cacau Menezes
05/10/2019 - 06h45

Quais os efeitos físicos da depressão no corpo humano? Para tentar responder a esta pergunta, um curso de pós-graduação da Unesc, no Sul do Estado, em parceria com o Instituto João Quevedo, procura voluntários para um estudo sobre a doença. São necessárias 260 pessoas dispostas a participarem da pesquisa - 130 com depressão e 130 sem a doença. A psiquiatra Kelen Cancellier Cechinel Recco, coordenadora da avaliação, explica que os voluntários passarão por um processo de triagem, para um diagnóstico confiável.

Multa para trote 

Os deputados estaduais catarinenses aprovaram projeto de lei de autoria de Sérgio Motta (Republicanos) que estabelece multas a quem aplicar trotes a serviços de urgência, bombeiros e polícia. Os assinantes ou responsáveis por linhas telefônicas (os números são facilmente identificados pela bina) pelas quais forem efetuados trotes ao Samu, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros serão penalizados com advertência formal por escrito e, no caso de reincidência, será aplicada multa de R$ 500 por infração. Os recursos serão destinados ao Fundo Estadual da Segurança Pública. Vou perguntar: por que essa medida está sendo adotada só agora? 

Eu hein! 

Uma proposta de emenda à Constituição de Santa Catarina pretende obrigar o governador Carlos Moisés a destinar 0,2% da receita líquida do estado, mais 1% de emendas parlamentares, aos deputados estaduais. Com isso, cada deputado passará a ter "direito" a R$ 7,5 milhões por ano para repassar para suas bases. Se o governador não cumprir a obrigatória barbaridade poderá ser responsabilizado criminalmente. Posso dizer? Vou dizer: é profundamente lamentável. 

O que falta 

Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) realizou na quarta-feira 2, a Operação Curto Circuito 2 em Florianópolis com o objetivo de apurar fraudes em ligações de energia elétrica. Foram cumpridos na Capital quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária. De acordo com a delegada responsável pela operação, investigações continuarão também visando a ligação clandestina de água. Só falta o gás, a NET e a milícia. Pronto: Rio! 

Vinho 

Governador Carlos Moisés, que curte fabricar a própria cerveja, recebeu o deputado Valdir Cobalchini esta semana. Dentre as conversas, a sugestão do deputado para que o governo crie um programa para potencializar ainda mais a produção de vinho no Estado. Mostrando que entende do assunto, Moisés destacou que recentemente se descobriu que o caroço da uva possui excelentes propriedades: fibras, vitamina C e E, além de elementos responsáveis pelo combate dos radicais livres, o caroço é recomendado para prevenir alguns tipos de doença cardíacas, além do câncer e alergias. 

Perdoar! 

Sim, deves perdoar! Perdoar e esquecer a ofensa que te colheu de surpresa, quase dilacerando a tua paz. De autor desconhecido, li, gostei e divido com vocês: "Afinal, o teu opositor não desejou ferir-te realmente, e, se o fez com essa intenção, perdoa ainda, perdoa-o com maior dose de compaixão e amor. Perdoa, portanto, seja o que for e a quem for. O perdão beneficia aquele que perdoa, por propiciar-lhe paz espiritual, equilíbrio emocional e lucidez mental. Felizes são os que possuem a fortuna do perdão para a distender largamente, sem parcimônia. 

Toques 

Ilha da magia

Quem curte as lendas e histórias da Ilha da Magia pode aproveitar a mostra de dança O Aviador no Planeta de Cascaes no dia 19, no TAC. Com uma mistura de vários ritmos, o espetáculo conta com músicas do Dazaranha e do Grupo Engenho e vai criar um encontro fictício entre o autor do Pequeno Príncipe e o manezinho Franklin Cascaes. Os ingressos já estão disponíveis no TAC. 

Oktober

Tem novidade na Oktoberfest de Blumenau. Neste ano, a festa, que começa na próxima quarta-feira, recebe pela primeira o Bar Secreto da Eisenbahn, um espaço exclusivo onde o público vai ter uma experiência inédita no mundo da cerveja, conhecer a história dos diferentes estilos e aprender um pouco mais sobre a produção da bebida. 

Arte 

A primeira parte das "Quatro Estações" de Vivaldi é uma sagração da natureza e combina com esta época do ano, de muitas flores, pássaros e mais cores na paisagem. A Camerata Florianópolis traz de volta a concerto de Antonio Vivaldi no dia 11, às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), tendo a Orcali Segurança e Serviços como uma das patrocinadoras.   

Deixe seu comentário:

publicidade