publicidade

Cacau

Beleza e verdade

Reflexões para pensar sobre beleza e verdade

Compartilhe

Por Cacau Menezes
19/07/2019 - 04h45 - Atualizada em: 19/07/2019 - 04h45

Num ensaio que é uma pequena joia de beleza e verdade, o jurista, cientista político e filósofo Norberto Bobbio - morto aos 94 anos em 2004 -, foi taxativo ao refletir sobre a velhice: "A sensação que experimento em estar ainda vivo é sobretudo de assombro, quase de incredulidade". É pensando neste acelerado "passar dos anos" que o colunista transcreve abaixo preciosas reflexões de alguns dos maiores bruxos do pensamento.

- Arthur Schopenhauer: "Os primeiros quarenta anos de vida dão o texto, os próximos trinta, o comentário".

- Charles Augustin Saint-Beuve: "O envelhecimento ainda é o único meio que foi encontrado para viver muito tempo".

- Cícero: "O velho não pode fazer o que um jovem faz, mas faz melhor".

- Emile A. Faguet: "Existem cinco coisas antigas que são boas: esposas idosas; os velhos amigos para conversar; a velha lenha para aquecer; os velhos vinhos para beber e os livros antigos para ler".

- Fernando Rojas: "Ninguém é tão velho que não possa viver mais um ano, nem tão jovem que hoje não possa morrer".

- Francisco de Quevedo: "Todos queremos envelhecer e todos negamos que chegamos".

- Pablo Picasso: "Quando me dizem que estou velho demais para fazer alguma coisa, tento fazer mais rápido".

- E acrescento palavras de Shakespeare, em Rei Lear: "Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio".

Melhorando a cidade

Se a moda é dar palpites bons para nossa cidade, então vamos lá: 

Mobilidade urbana: vocês sabiam que todo o lixo coletado no continente pela Comcap passa duas vezes pelas pontes?

Segundo: agora que vão reformar a SC-401, não seria a oportunidade de rever o entroncamento embaixo do viaduto da Estácio em frente ao Sebrae, aproveitando a via marginal que já existe ali e levando até meados da subida e fazendo uma passagem subterrânea para que todos os funcionários daquele polo tecnológico e alunos da Estácio e pacientes e usuários do SOS pudessem ter um melhor acesso?

Intempestivo

Moradores dos Ingleses foram pegos de surpresa com a ação intempestiva, para dizer o mínimo, do vereador do PSOL, Afrânio Boppré. Ele questiona a doação de um terreno nos Ingleses, por parte da prefeitura, cuja cessão está na Câmara para aprovação, que é uma reivindicação antiga de diversas entidades representativas do bairro. Lions Clube, Associação de Moradores, Conseg inclusive farão nota de repúdio contra o parlamentar, pois ele tenta criar um factoide diante de uma conquista buscada há muitos anos pela comunidade, que é ter uma sede. Logo Afrânio que estava doido para aprovar o vale-picanha e mais verba para contratar assessores.

Lages

A iniciativa privada se uniu e, com apoio do poder público e diversas instituições de Lages, está desenvolvendo o Criaticidade, projeto que vai unificar o discurso de crescimento da cidade serrana com criatividade e identidade.

Nos últimos oito anos a cidade de Lages teve um crescimento populacional de apenas 0,03% e, apesar de ser a 8ª economia de Santa Catarina, está entre as 10 cidades catarinenses com maior nível de desigualdade social.

Correndo pelo mundo

Agenda do atleta catarinense Rodrigo Pereira do Nascimento, de 24 anos, está bastante movimentada. Depois de participar do Mundial Universíade de Verão, em Napoli, ele desembarcou na última terça-feira em Pádova, também na Itália, e foi 3º colocado geral na prova dos 100 metros, com a marca dos 10s11.

Agora, a atenção está voltada para a Diamond League, em Londres. O velocista competirá pela primeira vez na prova e fará o revezamento 4x100. O evento esportivo, que a cada 15 dias é realizado em um lugar do mundo, reúne os destaques da modalidade.

Bombinhas Blues Festival

O fim de semana está movimentado e cheio de atrações na península. Desta quinta-feira (18 até domingo (21) acontecerá o Bombinhas Blues Festival. Além da música de qualidade, no festival você vai encontrar gastronomia, cervejas artesanais, vinhos catarinenses, grafite e exposição de carros antigos. O festival terá uma arena principal no Jardim do O Alquimista Burger, além de apresentações nos bairros de Canto Grande, "Blues ao Por do Sol", e no Centro, "Blues na Calçada".

Também na quinta e domingo vai rolar o 6º GP Costa Esmeralda de Drift Trike, no morro do Mariscal.

Alta produtividade

Os juízes de primeiro grau da Justiça de Santa Catarina prolataram apenas nos primeiros seis meses deste ano a impressionante quantia de 487 mil sentenças e foram lançadas outras 685 mil decisões, um recorde absoluto desde 2015. O aumento na produtividade registrado no semestre, em números redondos, alcançou 28,5%, segundo levantamento do Serviço Secreto do Cacau.

Altura mínima

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Marcius Machado que reduz de 1,60 m para 1,55 m a altura mínima exigida para que mulheres possam participar de concursos de ingresso na Polícia Militar. Para os homens a estatura ficou estabelecida em 1,60 m. A proposta segue agora para sanção do governador Carlos Moisés. 

Pode ser

Serviço Secreto do Cacau também apurou estreita ligação entre o novo Superintendente do Patrimônio da União, Nabih Chraim, com a família Amin e o vereador Pedrão, pois ele é irmão do procurador da Câmara de Vereadores, Antônio Chraim. Estaria nascendo uma dobradinha para 2020? Bruno Souza e Pedrão ou seria Pedrão e Bruno Souza. Quem não ficará contente com este acerto será o vereador Vanderlei Farias, o Lela, que atua fortemente para estar na chapa de Pedrão no ano que vem.

Promessa é dúvida

A Unisul não está cumprindo o compromisso de devolver 80% do valor da matrícula a estudantes que desistiram de ingressar na universidade. A promessa era fazer o ressarcimento em 60 dias úteis. Mas tem caso do início do ano ainda não resolvido. Às seguidas ligações para cobrar uma solução, a resposta é sempre a mesma: não há previsão. Neste caso, promessa é dúvida. 

Para tudo

Se qualquer pequeno acidente na SC-401 no sentido praias parar toda a cidade como aconteceu nos últimos dois dias, o certo é proibir construções no norte da Ilha, para onde estão indo diariamente 80% dos carros que entram na Ilha todos os dias.

Nossa ponte

"Pela ponte passei de carro, de bike, e a pé e hoje visitando a Capital e passando próximo à Ponte Hercílio Luz, pensei sobre a reforma da Previdência e fiquei em dúvida se pensaram numa regra de transição pra quem está quase se aposentando na reforma da ponte. E a sobrecarregada e desgastada Colombo Salles. Teremos uma ponte de transição?"

Do leitor e engenheiro agrônomo Cau Bolzani.

Beatles 

Esse ano eles voltarão a tocar no International Beatleweek no Cavern Club, representando Floripa e SC, já que são a única banda do Sul do país a tocar nesse festival que reunirá 70 bandas de 20 países. Em alusão à ida deles, eles farão o último show em Floripa antes da ida a Liverpool em agosto. O show será no Jazzinn amanhã, às 22h.

Será o show que eles farão na Inglaterra, assim trazendo a oportunidade de dividir essa alegria com o público local. 

De grão em grão

Campanha Troco Solidário Havan arrecada mais de R$ 21 milhões em todo o Brasil. Valor contribuiu para a melhoria e o andamento das mais de 800 instituições beneficiadas com a ação desde 2010.

É lei

Agora não tem churumela. Pelo menos metade dos ônibus que circulam em Criciúma será obrigada a ter ar condicionado. O projeto de lei aprovado na Câmara foi apresentado pelo vereador Dailto Feuser. Ele acredita que a medida vai atrair mais usuários para o transporte coletivo da cidade.

Inverno

Festival de Inverno de Rancho Queimado, o nosso Campos do Jordão, nesse final de semana, é tudo de bom.

Deixe seu comentário:

Cacau Menezes

Cacau Menezes

Cacau Menezes

A cara, o jeito e o sotaque de Floripa. O colunista da cidade, das pessoas que são destaque, dos bastidores decisivos e dos acontecimentos mais importantes.

cacau.menezes@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade