nsc
    nsc

    Golpe

    Sextortion: o golpe que tem tirado o sono de muita gente

    Compartilhe

    Por Cacau Menezes
    16/11/2019 - 06h00
    Sextortion
    Foto: Divulgação

    Um golpe cibernético está tirando o sono de muita gente. Você recebe um e-mail de alguém dizendo que tem a sua senha – ela sempre é verdadeira – e que, se em 24 horas você não pagar uma boa grana, vídeos íntimos seus serão divulgados.

    Trata-se do “sextortion” (sextorsão, em tradução livre), tipo de golpe digital que já chegou na caixa de entrada de 27 milhões de pessoas. E parte desse pessoal entregou dinheiro para os criminosos.

    Em cinco meses de pesquisa estudando a enganação, a empresa Check Point, especializada na área, detectou 11 bitcoins movimentadas. Como a cotação da criptomoeda gira em torno de R$ 37 mil, o montante chega a mais de R$ 400 mil. Apesar de os golpistas possuírem a sua senha, geralmente não passa disso. Eles têm somente a senha, nada mais.

    Para se prevenir, mude as senhas pessoais imediatamente e verifique se os sistemas operacionais do celular, computador e tablet estão atualizados. Daí, a menos que você tenha algo de muito comprometedor sobre a vida íntima, é só não entrar em pânico.

    Como já dito, dificilmente passará de um golpe mequetrefe.

    Selina

    A Praia Mole, em Floripa, eleita pelos leitores da revista Playboy antes de acabar como a praia mais sexy do Brasil, ganha um novo point com a chegada do hotel Selina Floripa.

    O empreendimento abriu as portas neste feriadão com uma programação agitada, entre as quais o Artivism Route Week, evento mundial que quer conscientizar a população sobre a sustentabilidade através da arte.

    A rede Selina está presente em mais de 53 países e traz para Floripa acomodações, com quartos privativos, compartilhados e híbridos, além de oferecer também coworking, restaurante e curadoria de eventos culturais.

    Ilha mística

    O grupo de professores e profissionais de comunicação, que encabeçou o movimento do Baile Místico, no centro da cidade, no último dia 4 de outubro, quer transformar a cidade numa referência cultural.

    O próximo outubro deverá movimentar a Ilha, com bruxas, boitatás, festivais, dança e baile místico. E o objetivo é atrair os turistas que lotam o Vale do Itajaí, principalmente Blumenau com a Oktoberfest.

    Nova praia

    Marquinhos Santos, o dono do Point do Riozinho, comemora: o lugar recebeu status de praia, já constando nas placas de trânsito para quem vai para o Sul da Ilha. Se vai mudar alguma coisa, ainda não sei. Só sei que o point do Campeche agora vai ser em outra praia. Na praia do Riozinho.

    Cacau Digital

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

    ​Acesse as últimas notícias do NSC Total

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas