Navegue por

publicidade

Caixa

Eleições em SC

Rolou até empate: Como cada bairro votou para presidente e governador no 2º turno

Compartilhe

Por Caixa de Dados
05/11/2018 - 10h42 - Atualizada em: 05/11/2018 - 11h13
Arte: Maiara Santos

Texto: Cristian Edel Weiss | Arte e visualização de dados: Maiara Santos

Se você acha que o Brasil sai dividido das eleições 2018, imagine alguns bairros catarinenses. Em 10 localidades de Santa Catarina, a votação terminou empatada no segundo turno. Em Frei Damião (Palhoça), Linha Pessegueiro (Guarujá do Sul), Linha Putinga (Ipira), Linha Cruzeiro (Itá), Linha Cedro (Modelo), Linha Pirapocu (Mondaí), Linha Barra do Camboim (Nova Itaberaba), Cabeceira da Barra Grande (Porto União), Linha Alto Irani (Xavantina) e no Centro de São Miguel da Boa Vista tanto Jair Bolsonaro (PSL) quanto Fernando Haddad (PT) obtiveram os mesmos votos na disputa pela Presidência da República.

Foram ainda quatro bairros em que Bolsonaro vence por apenas um voto e nove em que Haddad liderou a votação na mesma condição. A maior proporção de votos válidos para Bolsonaro é do bairro São Jorge, em Forquilhinha, no Sul do Estado, com 98,15%. Já Haddad conseguiu 100% dos votos na Linha Gramadinho, em Chapecó.

Para governador, foram 11 bairros com resultado dividido por igual. Em São Francisco (Campos Novos), Linha Pompeu (Caxambu do Sul), Passo Ruim (Papanduva), Caravagio (Peritiba), Zona Alta (Piratuba), Linha Consulta (Salto Veloso), Linha Bresolin (Santiago do Sul), Linha Solteiro (Saudades), Linha Caçador (Seara), Linha Alto Recreio (Sul Brasil) e o Centro de Timbó Grande.

Em nove bairros, o governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) venceu Gelson Merisio (PSD) por apenas um voto. Só em Nova Itaberaba foram duas localidades nessa situação: Lageado Pinheiro e União da Serra. Em nove também foram as cidades em que Merisio liderou a corrida por apenas um voto. O bairro com a maior proporção de votos válidos para Moisés foi Ourinho, em Botuverá, 94,85%. Já Merisio obteve 100% dos votos na mesma localidade onde Haddad obteve o feito: Linha Gramadinho, Chapecó. Merisio também obteve 100% dos votos da Unidade Prisional Avançada de Videira.

Veja a seguir o resultado do segundo turno em detalhes por bairro ou distrito nas três maiores cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Consulte no final deste post também o resultado por bairro para cada um dos 295 municípios de Santa Catarina.

FLORIANÓPOLIS

Votos para presidente

Nos 12 distritos em que a capital catarinense é dividida, Ratones teve a maior proporção de votos válidos para Bolsonaro: 74,5%. A mais baixa foi na Lagoa da Conceição: 55,6%. Em geral, o norte e a porção oeste da Ilha de Santa Catarina renderam mais votos ao presidente eleito.

Voto para governador

Ratones também concedeu mais votos para Moisés: 73,6%. Mas a Lagoa da Conceição e o Rio Vermelho quase empataram como os distritos em que o governador eleito teve performance mais baixa: 61,1% e 61,2%, respectivamente.

JOINVILLE

Votos para presidente

Na maior cidade do Estado, o bairro Nova Brasília foi o que mais votou em Bolsonaro: 87,9%. Mas é seguido de perto por São Marcos (87,8%) e Pirabeiraba (87,5%). Do Ulysses Guimarâes vem a menor proporção: 74,2%.

Votos para governador

Já para o governo do Estado, Moisés liderou com folga no bairro São Marcos: 82,5%. Já o Ulysses Guimarães foi novamente onde o candidato do PSL teve menos votos: 67,2%.

BLUMENAU

Votos para presidente

O bairro Jardim Blumenau, de classe média alta e alta, teve a maior votação a favor de Bolsonaro: 87,4%. Já a Velha Grande, uma das regiões mais carentes da cidade, deu a menor votação ao presidente eleito: 69,8%.

Votos para governador

Já para governador, o bairro que mais votou no candidato do PSL, Carlos Moisés, foi Testo Salto: 80,8%. Novamente, o bairro Velha Grande registrou a proporção mais baixa: 69,2%. Bem próxima também foi a marca de Nova Esperança: 69,3%.

Votação para presidente por município e por bairro em SC

Veja abaixo o resultado da eleição para presidente em cada bairro de Santa Catarina. Basta procurar pela cidade e pelo bairro no menu abaixo.

Votação para governador por município e por bairro

Veja abaixo o resultado da eleição para governador em cada bairro de Santa Catarina. Basta procurar pela cidade e pelo bairro no menu abaixo.

Baixe os dados

​​​↷ Clique aqui para conferir a base completa que deu origem aos gráficos.​​

Deixe seu comentário:

Caixa de Dados

Caixa de Dados

Caixa de Dados

Histórias e análises da realidade de SC e do Brasil a partir de evidências: os dados públicos. Com linguagem didática e visual, o Caixa de Dados é feito pelos editores Cristian Edel Weiss e Maiara Santos. Contato: [email protected] e [email protected]

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação