publicidade

Clóvis

Política

Com novo nome, Faema vai dobrar de tamanho e ganha status de supersecretaria

Compartilhe

Por Clóvis Reis
05/06/2019 - 14h36 - Atualizada em: 05/06/2019 - 14h36

A futura Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – atual Faema – praticamente dobrará de tamanho e orçamento com a aprovação da reforma administrativa na prefeitura de Blumenau. Além das atribuições originais, ela abarcará as diretorias de Bem-Estar Animal (antes vinculado à Saúde) e Desenvolvimento Rural (subordinada à pasta de Desenvolvimento Econômico).

Internamente, comenta-se que a pasta se transformou em uma “supersecretaria”, com aprestação de serviços em três divisões com amplo atendimento à população. As mudanças significam uma mudança de perspectiva para as áreas agregadas.

Bem-estar animal, por exemplo, anteriormente era tratado como zoonose. Agora ganha novo perfil, com foco nas iniciativas educacionais e na fiscalização à prática de crimes. O desenvolvimento rural será fortalecido, com a modernização dos conceitos de agricultura urbana e familiar.

Nesse aspecto, a reforma fortalece a atuação do secretário Eder Boron (PSDB), que há um ano assumiu o cargo com a missão de dinamizar as atividades da Faema.

Namoro

O PR deflagrou contatos para um convite de filiação ao deputado Ivan Naatz (atualmente no PV). O movimento faria parte de uma estratégia para o lançamento de uma candidatura a prefeito no ano que vem.

Filiação

O vereador Bruno Cunha permanecerá no PSB, caso o deputado Laércio Schuster assuma o comando do partido em Santa Catarina. Amanhã, o deputado se reúne com a direção nacional da agremiação. Bruno estava em processo de transferência para o PDT, mas considera que a ascensão de Laercio facilitaria a reconciliação.

Fidelidade

Por iniciativa de um filiado do Novo de Blumenau, o advogado Rafael Boskovic, a comissão de ética do partido investigará denúncia contra o deputado Alexis Fonteyne, de São Paulo. Ele não abriu mão do auxílio-moradia, contrariando uma orientação interna. Em despacho preliminar, a direção nacional do Novo avaliou que a decisão viola o dever de fidelidade partidária.

Esquerda

O ex-vereador Jefferson Forest pode ser o candidato do PT para a prefeitura. Já o PCdoB deve relançar o ex-vereador Arnaldo Zimmermann, que disputou a última eleição majoritária.

Deixe seu comentário:

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

professorclovisreis@gmail.com

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade