Navegue por

publicidade

Clóvis

Eleições 2018

Derrotas em série do PT, PSD e PSDB em Blumenau

Compartilhe

Por Clóvis Reis
10/10/2018 - 07h05 - Atualizada em: 10/10/2018 - 07h01

O PT, o PSD e o PSDB de Blumenau saem como grandes derrotados desta eleição. O PT perdeu as vagas de deputado estadual (Ana Paula Lima) e deputado federal (Décio Lima), o PSD ficou sem um deputado estadual (Jean Kuhlmann), enquanto o PSDB não conta mais com o senador (Dalírio Beber) e queimou o filiado mais promissor (o ex-prefeito Napoleão Bernardes). O tempo passará fatura para os três na eleição para a prefeitura.

As derrotas em série de Ana Paula e Décio Lima praticamente liquidam as chances de uma participação deles no processo sucessório local. A manutenção da única vaga na Câmara de Vereadores de Blumenau exigirá um esforço de campanha que só tem parâmetro nos primórdios do partido.

O PSD derreteu. Primeiro perdeu o deputado João Paulo Kleinübing (atualmente no DEM) e nesta eleição viu um suplente de vereador (Fábio Fiedler) trabalhando para candidatos que reduziram a base eleitoral do deputado Jean Kuhlmann. O candidato que elegeu para a Assembleia Legislativa (Ismael dos Santos) não demonstra apetite pela liderança partidária. Internamente há quem preveja que o partido chegue a 2020 sem vereador (atualmente são dois). Nestas circunstâncias não tem musculatura para a próxima eleição municipal.

As chances também não são boas para o PSDB, que elegeu o último prefeito para depois embarcar num projeto que o deixou sem perspectivas. O revés causou tamanho impacto no diretório que não há quem arrisque uma previsão sobre o futuro político de Napoleão Bernardes. Ele é jovem, demonstrou que tem coragem, mas a necessidade de um ajuste no curso era não estava nos planos. O PSDB terá, na melhor das hipóteses, a vaga de vice na chapa que o prefeito Mário Hildebrandt (PSB) formará para a disputa da reeleição.

PT, PSD e PSDB perderam nesta eleição, mas talvez a dor mais sentida seja no PSDB, que jamais se imaginou na atual situação.

Decisão dos filiados

O PMDB do Vale do Itajaí pediu à executiva estadual que declarasse apoio à candidatura do Comandante Moisés (PSL) ao governo do Estado. A direção do partido delegou a decisão aos filiados.

Em Blumenau

Ex-prefeita de Bombinhas, a deputada eleita Ana Paula da Silva (PDT), a Paulinha, estará nesta quarta-feira em Blumenau. Vem conhecer a estrutura do Hospital Santo Antônio. Paulinha foi a quinta deputada mais votada de Santa Catarina: fez 51.739 votos, sendo 1.959 deles em Blumenau. “Ela vai se inserir em todas as pautas da região”, anuncia o suplente de vereador Fábio Fiedler (PSD), que coordenou a campanha da deputada.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação