publicidade

Navegue por
Clóvis

Política

Reforma administrativa se ajusta ao modelo de gestão de Mário Hildebrandt

Compartilhe

Por Clóvis Reis
15/05/2019 - 07h10 - Atualizada em: 15/05/2019 - 11h29
mario-hildebrandt-reforma-administrativa-apresentacao-salao-nobre
Foto: Pancho

A reforma na estrutura organizacional da prefeitura, com a incorporação das autarquias e fundações à administração direta, atende a uma necessidade orçamentária e a um imperativo político. A mudança se baseou na projeção de uma economia aos cofres públicos, mas se ajusta como uma luva ao modelo de gestão do prefeito Mário Hildebrandt (sem partido).

O estilo contrasta com a marca dos antecessores. Décio Lima (PT) e Napoleão Bernardes (sem partido) delegavam responsabilidades, enquanto João Paulo Kleinübing (DEM) se debruçava sobre as questões estratégicas.

Hildebrandt é diferente dos três. Ele aprecia a gestão cotidiana do varejo e a centralização do governo atende o desejo de controle absoluto sobre todos os atos da administração. A perspectiva de atuação oferece vantagens e desvantagens.

Uma característica desse modelo é a formação de um colegiado tecnocrata, sem expressão política própria, adequado ao estilo de gestão, mas carente de capital eleitoral para o embate nas urnas, de onde virá o veredito da população sobre o mandato do prefeito.

Campanha

Somente uma prorrogação dos atuais mandatos para unificação das eleições parece capaz de impedir que o deputado Ricardo Alba (PSL) seja candidato a prefeito no ano que vem.

Decoro

A Mesa Diretora da Câmara de Blumenau recebeu denúncia contra o vereador Oldemar Becker (DEM), que supostamente aproveitou os pronunciamentos na tribuna para a promoção comercial da loja de materiais de construção dele. O caso será encaminhado à Procuradoria-Geral, que orientará o trâmite do processo e o eventual encaminhamento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Comando

O empresário Ericson Luef assumiu a presidência do PRB. A primeira reunião da nova direção executiva do diretório será na quinta-feira.

Novo

O diretório nacional do Novo aprovou, em primeira fase, a pré-candidatura a prefeito do advogado Dante Arend e do empresário Anselmo Medeiros.

CORREÇÃO:

Das 7h10min às 11h30min desta quarta-feira, a coluna informou equivocadamente que o empresário Ericson Luef assumiu a presidência do PR, quando na verdade ele passou a presidir o PRB.

Deixe seu comentário:

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

professorclovisreis@gmail.com

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação