Transportadores autônomos fecharam, nesta quarta-feira (12) à tarde, a entrada do Porto de Itajaí para caminhões. A mobilização foi feita em protesto contra a demora no processo de entrada e liberação de contêineres. Segundo transportadores ouvidos pela coluna, a espera chega a seis horas – o que traz prejuízo aos motoristas, que recebem por frete.
Continua depois da publicidade
O movimento não foi organizado por sindicatos ou associações de classe – é encabeçado por caminhoneiros que reclamam da morosidade das operações da APM Terminals (arrendatária do Porto de Itajaí). O problema teria agravado porque o terminal teve baixa nas empilhadeiras, que organizam os contêineres. Em nota, a empresa informou que vai alugar novas máquinas e elaborar um plano de ação para reduzir o tempo de espera.
A entrada de caminhões ficou totalmente paralisada durante cerca de uma hora e meia, o que causou transtornos no trânsito ao redor do porto. No fim da tarde, a entrada e saída dos contêineres foi liberada, e representantes do movimento reuniram-se com representantes da APM Terminals, para buscar uma solução para o impasse.
Continua depois da publicidade
Motoristas continuam em frente ao porto, com faixas e cartazes de protesto.
Leia nota da APM Terminals:
"Informamos que devido a alta movimentação no Terrminal (externa e de navios), aliada a falta de três equipamentos de operação, o tempo de espera de motoristas dentro do pátio está maior do que o previsto. Como consequência, o tempo e o tamanho na fila para acesso ao Terminal também é impactado. A APM Terminals reforça que está tomando medidas como locação de máquinas e realizando planos de ação para buscar agilizar a operação, sem comprometer a segurança de todos.
De toda forma, pedimos sinceras desculpas a todos pelos trantornos. Temos buscado atuar sempre com foco em nossos clientes e comunidade para juntos garantirmos o crescimento do Porto de Itajaí e o desenvolvimento econômico de toda a região.
Reiteramos nossos agradecimentos a Codetran pelo apoio que nos é dado na busca pela segurança".
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade