Itajaí é uma das cidades brasileiras que mais aumentaram a participação na economia nacional em 2020, segundo dados divulgados pelo IBGE – e a única no Sul do Brasil a figurar no topo da lista. Parauapebas e Canaã dos Carajás, municípios do Pará, além de Manaus (AM) e Saquarema (RJ) completam o ranking.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
No caso de Itajaí, a participação da cidade no PIB nacional saltou de 0,38%, em 2019, para 0,43% em 2020. O aumento ocorreu no primeiro ano de pandemia, num momento em que a economia, de forma geral, sofreu com os impactos da Covid-19.
A pandemia derrubou o PIB dos grandes centros urbanos em 2020. Cidades cono São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba tiveram as maiores perdas na participação na economia nacional. Na contramão, municípios cuja economia está mais atrelada a atividades industriais e seus insumos.
Porto de Itajaí perde navios e cargas e entrará 2023 com cenário de terra arrasada
Itajaí beneficiou-se do comércio exterior, que é a principal atividade econômica da cidade. Apesar de impactada, com uma leve redução em relação ao ano anterior, a movimentação de cargas se recuperou ao longo de 2020. Outros setores que são fortes na cidade também tiveram resultado positivo, como construção civil e indústria náutica, que foram beneficiados pela pandemia e a mudança de hábitos de consumo. A tendência é que a cidade repita a performance em relação aos dados de 2021, que serão divulgados pelo IBGE no ano que vem.
Continua depois da publicidade