Com 240 metros de altura, o arranha-céu Boreal Tower, que está obras em Balneário Camboriú, será o primeiro “supertall” do Brasil a ser erguido sem vigas. A nova tecnologia, conhecida como pilled raft, troca o modelo habitual de fundação das construções por um grande bloco de concreto armado, que é assentado diretamente nas rochas que ficam nas profundezas do solo com o auxílio de estacas de fixação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Projetado pela FG Empreendimentos, o Borel Tower será um dos cases de destaque da Construir Aí, maior feira da construção civil de Santa Catarina, que realiza sua BC Edition de 12 a 15 de setembro, no Expocentro Balneário Camboriú.

Com o novo sistema estrutural, que será detalhado pela “fábrica de arranha-céus” de Balneário Camboriú, as paredes de concreto servem como base do sistema de pilares e lajes, sem a necessidade de vigas internas – o que aumenta a amplitude dos apartamentos com espaços livres.

Cartão postal de Balneário Camboriú terá brinquedo radical e passarela de vidro nas alturas

Continua depois da publicidade

O edifício já é considerado um marco da engenharia nacional o e o mais moderno do país em termos estruturais. André Bigarella, diretor de engenharia da construtora, diz que foram 10 anos de estudos para lançar o novo modelo construtivo.

– Para chegar a esse resultado, a equipe técnica da empresa viajou pelo mundo todo em busca das melhores tecnologias disponíveis no mercado, desde a logística de obra até a aplicação de tubulações, instalações e válvulas redutoras de pressão, além de sistemas de fachadas unitizadas e automação predial.

Balneário Camboriú terá ligação rápida com aeroporto e Beto Carrero via VLP

Para colocar o sistema em prática, foram instaladas estacas em toda a periferia da obra, para proteger a vizinhança durante a escavação. O prédio ficará pronto em 2025.

A feira

Na Construir Aí, a FG participará de quatro painéis sobre a verticalizarão das cidades, o projeto de reurbanização da Orla de Balneário Camboriú, a aplicação de novas tecnologias no canteiro de obras e a sustentabilidade como aliada dos empreendimentos.

Continua depois da publicidade

Rede de hotéis dos EUA está de malas prontas para desembarcar em SC

O evento tem como um de seus pilares a geração de conteúdo e de forma gratuita. A programação inclui nomes que são referência na arquitetura, no design e na engenharia.

Leia também

Fábrica de arranha-céus leva Balneário Camboriú a Miami

Kitnet mais cara do Brasil em Balneário Camboriú tem vista inusitada por motivo curioso

Cristiano Ronaldo perde em Balneário Camboriú batalha por cobertura de R$ 50 milhões

Quais são os endereços de Cristiano Ronaldo em Balneário Camboriú

Destaques do NSC Total