Pela primeira vez em 22 edições, está proibida a entrada de crianças e adolescentes no Psicodália, um dos maiores festivais alternativos do Brasil que ocorre anualmente em Rio Negrinho, no Norte do Estado, durante o Carnaval. Em um comunicado, a organização do festival informa que o motivo é uma portaria judicial, que regulamenta a presença de menores de 18 anos em eventos.

Continua depois da publicidade

Os organizadores informam na nota que tiveram alvará negado para um evento semelhante, na virada de ano, e por isso a entrada de crianças e adolescentes está suspensa. Os ingressos vendidos para essa faixa etária estão sendo devolvidos.

O festival, que representa uma alternativa à programação clássica de Carnaval, ao longo dos anos costumava atrair famílias inteiras. Em anos anteriores, teve programação específica para crianças com teatro, cinema, recreação e oficinas infantis.

“Somos pessoas de paz fazendo um festival para pessoas de paz. Um festival onde nunca houve uma ocorrência grave. Um lugar onde não há violência, ódio, intolerância, jamais poderia deixar de receber crianças e adolescentes. Elas tem o direito ao acesso à cultura, à arte, ao lazer e à espaços de convivência harmoniosos, respeitosos e pacíficos. Se isso não é saudável para a formação de nossas crianças e adolescentes, o que será?”, questiona em nota a organização.

A portaria, assinada em outubro pela juíza Fabrícia Mondin, representante da Vara da Infância e Juventude de Rio Negrinho, diz que a decisão leva em conta a necessidade de regulamentar a entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos, e “peculiaridades locais, relatórios técnicos operacionais da Polícia Militar de Rio Negrinho acerca dos eventos e chamados “Festivais” que ocorreram na cidade e os autos de infração administrativa lavrados pelo Oficialato da Infância e da Juventude deste Juízo”. O documento não detalha que tipo de ocorrências foi registrado. O modelo do Psicodália, com shows ininterruptos e venda de bebidas alcoólicas, também estaria em desacordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Continua depois da publicidade

Este ano, entre as atrações estão shows de Pepeu Gomes, Hermeto Pascoal, Tom Zé e Elza Soares.