publicidade

Navegue por
Dagmara

Transporte aéreo 

Força-tarefa em Balneário Camboriú leva fígado para transplante no RS

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
08/02/2019 - 12h17 - Atualizada em: 08/02/2019 - 13h57
Transporte de órgão
Transporte de órgão (Foto: Divulgação prefeitura de Balneário Camboriú

Uma operação foi montada no amanhecer desta sexta-feira para garantir o transporte de um fígado, captado no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, para um transplante em Porto Alegre (RS). Policiais militares fizeram a escolta do carro da Secretaria de Saúde que levou o órgão até o Aeroporto de Navegantes, onde foi embarcado em um avião.

Esta foi a terceira captação de órgãos feita este ano no hospital. O médio Pedro Dias, intensivista do Ruth Cardoso, diz que, desde janeiro, foi feita a captação em todos os casos em que o paciente tinha condições de doar.

No ano passado, a captação ocorreu em metade dos casos. O Ruth Cardoso já teve um dos melhores percentuais de autorização de famílias para doação de órgãos no Estado: em 2017, foram 80%.

Helicóptero vai ajudar

A situação mais emblemática foi a doação de um coração, no início do ano passado. A BR-101 foi bloqueada pela Polícia Rodoviária Federal, e o ferry boat que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes foi paralisado à espera do carro que levava o órgão _ o tempo entre a captação e o transplante, no caso do coração, não pode ultrapassar quatro horas.

A expectativa é que, com o início das operações do helicóptero Águia 7, da Polícia Militar, que terá base em Balneário Camboriú, será possível agilizar os procedimentos em casos de doação de órgãos.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação