nsc
nsc

Saúde

Gean assina ofício ao Ministério da Saúde para vacinação de crianças de 5 a 11 contra Covid-19

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
22/11/2021 - 18h52
Vacinação contra Covid-19
Vacinação contra Covid-19 (Foto: Ricardo Wolffenbüttel, Secom SC)

Presidente do Consórcio Conectar, que reúne mais de 2,1 mil municípios, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), enviou nesta segunda-feira (22) um ofício ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, pedindo a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO).

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A vacinação dessa faixa etária está sob análise da Anvisa, que recebeu dois pedidos de uso: da Coronavac e da Pfizer. O documento, que o prefeito assina em nome do consórcio, fala em organizar a ordem de prioridade na aplicação das doses para dar previsibilidade aos municípios e garantir os direitos fundamentais das crianças, colocando-as oficialmente na lista de vacinação logo após a população adulta.

SC quer vacinar crianças contra a Covid-19 o quanto antes

O ofício lista testes que já garantiram a eficácia e a segurança das vacinas contra Covid-19 para crianças, e cita dados sobre os riscos a que essa faixa etária está exposta. O consórcio afirma que o Brasil teve de quatro a oito vezes mais mortes de crianças por Covid-19 do que Estados Unidos e Reino Unido, e que nos últimos 12 meses a Covid-19 matou mais crianças no país do que outras do que outras doenças que podem ser prevenidas com vacinas, como alguns tipos de meningite, gastroenterite, rotavírus ou gripe A.

Moisés considera passar por cima da regra federal para dispensar máscara ao ar livre

“Finalmente, se faz oportuno destacar que a vacinação de crianças e adolescentes, além de propiciar proteção direta a estes grupos etários, contribui para reduzir as taxas de transmissão do SARS-CoV-2 na comunidade, constituindo, portanto, importante ferramenta auxiliar para o controle da pandemia, além de possibilitar o retorno às escolas, na forma presencial, de modo seguro”, diz o texto.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas