publicidade

Dagmara

Governo federal libera 51 novos agrotóxicos nesta segunda-feira

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
22/07/2019 - 15h30 - Atualizada em: 22/07/2019 - 15h49
Foto: Felipe Carneiro, Arquivo NSC
Foto: Felipe Carneiro, Arquivo NSC

O governo federal alcançou nesta segunda-feira a marca de 262 agrotóxicos aprovados em 2019, com o registro de 51 novas substâncias. É o maior índice de liberação de para o período, em comparação com anos anteriores.

O aumento na velocidade de aprovação de agrotóxicos é percebido há três anos, quando medidas tomadas pelo governo federal desburocratizaram a liberação dos defensivos agrícolas.

Entre os produtos autorizados este ano no Brasil, seis têm como princípio ativo o sulfoxaflor, que ainda é avaliado em países europeus porque há suspeitas de que cause a mortandade de abelhas. As regras, no Brasil, incluem alertas para que a aplicação do produto ocorra fora do período de floração, quando as abelhas ficam expostas à contaminação.

No início do ano, a aplicação de agrotóxicos contendo o inseticida fipronil em lavouras de soja, durante a florada, causou a morte de 20 milhões de abelhas no Planalto Norte de Santa Catarina.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade