publicidade

Navegue por
Dagmara

Aeroporto de Navegantes

Infraero abre licitação de R$ 80 milhões para duplicar terminal de passageiros

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
07/12/2018 - 12h45 - Atualizada em: 07/12/2018 - 12h52
Aeroporto de Navegantes (Foto: Patrick Rodrigues)

A Infraero anunciou nesta sexta-feira que está marcada para o dia 30 de janeiro a abertura de propostas da licitação para a reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes. A obra dependia da liberação de um recurso de R$ 80 milhões, que deve vir de nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e que foi anunciado pelo ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, em visita ao Estado em novembro.

O edital já foi publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União. A obra prevê que a área construída do aeroporto, atualmente com 5,2 mil metros quadrados, passe para 13,6 mil metros quadrados, que equivalem a dois campos de futebol _ um aumento de 160%. Estão previstas a ampliação e reforma das áreas de check-in, embarque e desembarque, com climatização total, e a instalação de novas esteiras, elevadores e escadas rolantes. Sanitários serão ampliados, bem como as áreas comerciais.

Junto com a ampliação do terminal, o conjunto de equipamentos de navegação aérea será renovado, para trazer melhorias operacionais e de segurança.

O prazo previsto para as obras de ampliação é de 18 meses, a partir da assinatura do contrato. A superintendente da Infraero em Navegantes, Andrea Nandi, acredita que se tudo der certo será possível iniciar os trabalhos entre março e abril do ano que vem.

_ A empresa vencedora vai apresentar projeto que pode seguir a mesma linha do nosso, ou um mais moderno, com soluções inovadores. Vai ser um aumento de connforto e segurança extremamente grande _ avalia.

O anúncio da licitação vem junto da informação de que o governo Jair Bolsonaro (PSL) deve privatizar aeroportos no Brasil, incluindo Joinville e Navegantes, a partir de 2020. A Infraero não comenta a possível venda.

O fato é que ao longo dos últimos anos, em que uma possível privatização de Navegantes foi debatida, um dos principais pontos levantados por especialistas foi a necessidade de investir no terminal antes de colocá-lo para concessão, como forma de torná-lo mais atrativo. Se a informação se confirmar, a obra estará concluída antes da privatização.

Hotel e edifício-garagem

Além da ampliação do terminal, a Infraero estuda um novo edital para relançar ao mercado a proposta de construção de um hotel e um edifício garagem em Navegantes. Na primeira tentativa, nenhuma das empresas interessadas conseguiu habilitação de acordo com o que previa o edital. As novas estruturas, que serão administradas pela iniciativa privada, vão complementar o projeto do novo terminal de passageiro e darão uma nova “cara” ao aeroporto.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação