Navegue por

publicidade

Dagmara

Meio ambiente

Itajaí é primeira cidade no país a se comprometer a reduzir o plástico em programa da ONU

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
16/04/2018 - 08h42 - Atualizada em: 16/04/2018 - 08h42
Lixo na Praia da Atalaia, em Itajaí
Lixo na Praia da Atalaia, em Itajaí (Foto: Marcos Porto, Divulgação)

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), assinará na quarta-feira um compromisso com a campanha Clean Seas (Mares Limpos), da Organização das Nações Unidas (ONU), para reduzir o consumo e o descarte de plástico na cidade. Itajaí será o primeiro município no país a assinar o acordo, que já foi firmado pelo Brasil em setembro do ano passado e tem 40 países integrantes. O protocolo de intenções, que mira na sustentabilidade e na responsabilidade com o lixo que geramos, promete ser um dos maiores legados da passagem da Volvo Ocean Race pela cidade.

O compromisso de Itajaí terá três eixos principais: a criação de leis que promovam a redução do uso de plástico, incentivos à iniciativa privada em ações que diminuam o lixo no mar, e promover campanhas de educação ambiental que chamem atenção para o tema. O seminário ambiental agendado para esta quarta-feira _ quando será assinado o acordo _ é a primeira ação efetiva. Organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o encontro terá debates entre representantes da ONU, da Universidade de Aveiro, em Portugal, e do Ministério Público.

O superintendente da Famai, Victor Silvestre, diz que serão traçadas as ações de curto e médio prazo. A primeira delas é a redução imediata do uso de plástico descartável na prefeitura. Depois dos órgãos públicos, o programa deve se estender para toda a cidade.

O desafio é grande, mas parece promissor: Itajaí é, até agora, a parada da Volvo Ocean Race ao redor do mundo onde melhor funcionou o uso do copo permanente, no lugar do descartável, dentro da Vila da Regata.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação