nsc
nsc

Meio ambiente

Itajaí vai recompensar quem deixar o carro em casa

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
22/09/2021 - 11h07 - Atualizada em: 22/09/2021 - 13h07
Itajaí terá moeda virtual para quem optar por mobilidade sustentável
Itajaí terá moeda virtual para quem optar por mobilidade sustentável (Foto: Luiz Carlos Souza)

Itajaí é a primeira cidade na América Latina a adotar um sistema de recompensa aos motoristas que deixarem o carro em casa para reduzir a emissão de gás carbônico. A gestão será feita por meio do aplicativo MovItajaí, lançado nesta quarta-feira (22) - Dia Mundial sem Carro.

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O programa tem como base a premiada plataforma portuguesa AYR, que já é usada em diversas cidades no mundo. Ao escolher um sistema alternativo e menos poluente de mobilidade, como o transporte público, a bicicleta ou a caminhada, o cidadão registra o deslocamento no aplicativo. A cada 100 gramas de CO2 que deixar de jogar na atmosfera, ele receberá um AYR-Itajaí, uma “moeda virtual” que poderá ser usada no comércio local e em prestadores de serviços. 

TCE manda suspender contrato e recolher máscaras entregues às escolas em SC

A expectativa é que, no futuro, seja possível trocar a AYR-Itajaí por reais “de verdade. Hoje, a estimativa é que a moeda digital seja equivalente a 10 a 15 centavos, com perspectiva de aumento de preço.

A estimativa é ousada: a prefeitura pretende alcançar até 20 mil usuários ainda em 2021. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, disse que além das questões ambientais o projeto conseguirá reunir soluções para dois problemas trazidos pela pandemia - a redução na demanda do transporte coletivo e a queda do consumo no comércio local. 

Suplente de deputado toma posse fardado na Alesc

O modelo português nasceu de uma provocação: como ir além da sensibilização ambiental, e recompensar as pessoas pelo carbono que deixam de emitir na atmosfera? A plataforma de sustentabilidade começou a ser usada de forma experimental nas cidades portuguesas de Cascais e Matosinhos, e logo atraiu atenção de diversas cidades pelo mundo. Este ano, foi selecionada para o Impact Challenge on Climate, da Google. Um dos objetivos é tornar o modelo de recompensas disponível para cidades de todo o planeta.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas