Navegue por

publicidade

Dagmara

Justiça Federal

Mais de mil moradores acompanham audiência de reintegração de posse em Itajaí

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
12/07/2018 - 19h40 - Atualizada em: 12/07/2018 - 19h50

A Justiça Federal de Itajaí montou uma estrutura inédita para que o maior número possível de moradores das comunidades Monte Sião e Nova Canaã, de Navegantes, pudessem acompanhar uma audiência sobre a ação de reintegração de posse da qual as famílias são alvo. Duzentos lugares foram reservados no lado de dentro do prédio, e a reunião foi transmitida por telões para as cerca de mil pessoas que ficaram no lado de fora. 

Oitocentas famílias vivem nos terrenos em questão, que foram desapropriados com recursos federais para ampliação da pista e do terminal de passageiros do Aeroporto de Navegantes. A área foi ocupada irregularmente nos últimos anos.

A discussão durou três horas e terminou com uma proposta de acordo, que os moradores terão que decidir se aceitam até as 14h desta sexta-feira (13). Os termos incluem a desocupação voluntária em 30 dias, com pagamento de uma indenização de aproximadamente R$ 9,9 mil para cada uma das 417 famílias ocupantes que estão cadastradas no processo. 

O valor total será descontado, pela Infraero, da indenização a ser paga por uma parte do terreno que ainda é particular, e precisa ser desapropriada para integrar o projeto de ampliação.

O processo corria na Justiça Estadual e chegou a ter ordem de despejo contra os moradores, em junho do ano passado. A liminar determinava que o município providenciasse aluguel para as famílias, e passagens para quem quisesse retornar ao local de origem.

A decisão foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Desde então, a ação corre junto à 3ª Vara Federal de Itajaí.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação