Florianópolis

publicidade

Dagmara

Falta de turistas

Porto Belo quer recuperar prejuízos causados pelo pedágio de Bombinhas

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
14/06/2018 - 09h09 - Atualizada em: 14/06/2018 - 18h06
Bombinhas

O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (PMDB), pediu que a prefeitura de Bombinhas apresente, em 15 dias, proposta de ressarcimento pelas perdas que o município vem colecionando desde que entrou em vigor o pedágio ambiental na cidade vizinha. Para a prefeitura, a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas fez reduzir o vaivém dos turistas entre os dois municípios, e prejudica a economia de Porto Belo. Uma das alternativas levantadas, em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é estender o prazo de validade da taxa por até 72 horas.

A medida, em tese, permitiria que os turistas circulassem entre as duas cidades durante três dias, pagando o pedágio de entrada em Bombinhas apenas uma vez. O prefeito de Bombinhas, Paulo Dallago Muller (PTB), acredita que a mudança tenha impedimentos legais. Mesmo assim, enviou o pedido de Porto Belo para análise no departamento jurídico da prefeitura.

A redução no número de turistas em Porto Belo tem reflexo especialmente no comércio da região central, já castigado pela retração econômica. Segundo o presidente da CDL local, Rafa Souza, há 25 salas comerciais vazias no principal eixo de comércio turístico. Em 2013, antes da implantação da TPA, faltavam espaços para locação.

Além do impacto econômico, o prefeito Emerson Stein afirma que Porto Belo assume o ônus das filas para pagamento da TPA e a manutenção das vias que são usadas como caminho para o município vizinho.

 

Veja também as publicações de Cacau Menezes

TPA em Porto Belo

Caso não haja acordo com Bombinhas, a prefeitura de Porto Belo pretende cobrar o próprio pedágio. Um estudo ambiental para embasar o projeto está em andamento, e deve ficar pronto em 90 dias. O prefeito não descarta a possibilidade de cobrar pelos prejuízos causados pela TPA na Justiça.

 

Leia outras publicações de Dagmara Spautz

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação