publicidade

Navegue por
Dagmara

Na Câmara

Projeto reduz a velocidade das vias em Balneário Camboriú para 40 km/h

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
11/06/2019 - 10h25 - Atualizada em: 11/06/2019 - 10h25
Avenida Atlântica
Avenida Atlântica (Foto: Divulgação)

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que reduz para 40 km/h a velocidade máxima nas ruas e avenidas da cidade. A proposta revoga uma lei, aprovada em setembro do ano passado, que elevou o limite para 50 km/h.

A justificativa para a redução é o risco de mortalidade no trânsito. O projeto leva anexo um parecer do diretor de Trânsito, Carlos Santi, que afirma que, a 50 km/h, a probabilidade de morte, em caso de atropelamento, é o dobro do que se a mesma colisão ocorrer a 40 km/h.

A proposta cita, ainda, os compromissos do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), de reduzir a violência no trânsito. A lei que aumentou o limite foi proposta pelo vereador Moacir Schmidt (PSDB e sancionada pelo prefeito em 2018.

Radar

Por falar em velocidade, Balneário Camboriú continua sem radares nas ruas. O termo de referência, para publicação do edital de licitação, está sob consulta do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Se retornar sem grandes alterações, a concorrência sai em seguida. A expectativa é que os equipamentos sejam reinstalados até a temporada de verão.

A Secretaria de Segurança pretende instalar praticamente o mesmo número de radares que a cidade já tinha, cerca de 30. Mas é possível que alguns pontos sejam alterados, porque ficou comprovado que já não há necessidade de fiscalização eletrônica. O secretário, David Queiroz, faz questão de dizer que o objetivo é reduzir o número de acidentes, e não aumentar a arrecadação.

Atlântica

A Avenida Atlântica deve ser uma das vias a receber novos pontos de fiscalização eletrônica. A ideia é que radares e lombadas eletrônicas substituam as travessias elevadas, que provocam muita reclamação dos motoristas e não são vistas como solução efetiva pelo secretário de Segurança.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação