O deputado federal Rafael Pezenti (MDB) pediu ao ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, apoio para inclusão do projeto de mitigação de cheias, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), no PAC 3 do governo federal.  O Fórum Parlamentar Catarinense esteve com o ministro em Brasília nesta semana, quando foram solicitadas ações urgentes de socorro aos municípios afetados pela enchente em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– Lá na ponta, a gente vê o povo com água no pescoço, lodo até no queixo, perdendo tudo que construiu durante uma vida. É possível a gente evitar que essas catástrofes continuem acontecendo. Precisamos que o projeto Jica saia do papel. É preciso fazer canal extravasor, dragagem de rio, e outras obras que se forem realizadas vão prevenir essas tragédias. São obras que vão dar resposta para população. Não dá pra esperar mais. A gente precisa do apoio do governo federal – disse Pezenti.

A retomada do projeto da Jica foi anunciada em outubro pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), quando anunciou as medidas do governo federal para Santa Catarina durante a última enchente. As ações devem ser feitas em parceria com o Governo o Estado. No entanto, ainda não havia previsão de inclusão no PAC.

Jorginho e Ratinho Júnior buscam solução conjunta para enchentes no Planalto Norte

Continua depois da publicidade

O deputado ainda reforçou o pedido para aumentar o número de acionamentos que os agricultores podem fazer pra terem acesso ao seguro rural, o Proagro, que atualmente é limitado em sete acionamentos no período de cinco anos, e cobrou a liberação do FGTS aos 12 municípios que decretaram calamidade pública.

Leia mais:

O que Lula disse sobre enchente em SC e liberação de recursos

Senadora Ivete da Silveira recebe comenda da Ordem do Rio Branco em Brasília

Agricultores de SC afetados por enchentes terão crédito e renegociação de dívidas, diz ministro

Grupo coordenado por Jorge Goetten propõe Política Nacional de Combate à Violência nas Escolas

Destaques do NSC Total