A Caixa Econômica Federal liberou nesta semana a primeira parcela de R$ 4,3 milhões de um financiamento de R$ 15 milhões para a construção de um elevado na chamada “rótula da BRF”, que vai ligar o Contorno Viário Oeste com a Avenida Leopoldo Sander.

Continua depois da publicidade

O dinheiro foi liberado na quinta-feira. O prefeito Luciano Buligon assinou o contrato em agosto mas os recursos não poderiam ser liberados durante o período eleitoral.

De acordo com o diretor de captação de recursos da Prefeitura, Osmar Buss, a obra que iniciou em 2014 e que já teve uma das ligações da Leopoldo Sander com a avenida Attilio Fontana, estava parada por falta de recursos.

Só que a retomada ainda depende da desapropriação de uma área de cerca de sete mil metros quadrados.

– Essa desapropriação é necessária para a construção de uma alça que vai ligar a avenida Attilio Fontana com o Contorno Viário Oeste, sem isso não tem como reiniciar a obra. Mas a Procuradoria do município está buscando um acordo com os proprietários ou então fará um depósito judicial. Resolvendo isso as obras poderiam ser retomadas no início do ano – disse Buss.

Continua depois da publicidade

O diretor comentou que o prazo para conclusão é de um ano, a partir do início da construção. O restante dos recursos será liberado em 12 parcelas, de acordo com o andamento dos trabalhos.

A obra é necessária pois é a principal ligação do centro com a região Oeste da cidade. Enquanto isso a prefeitura também está pavimentando a rua Padre Francisco Relou, que serve como alternativa de ligação entre o Contorno Oeste, oficialmente denominado acesso Ernani Sander, com a rótula da Vila Mantelli, na avenida Attilio Fontana.