publicidade

Navegue por
Darci

Defesa Civil de Chapecó não tem veículo para atender ocorrências

Compartilhe

Por Darci Debona
11/02/2019 - 15h55 - Atualizada em: 11/02/2019 - 15h55

Moradores de Chapecó estão reclamando que a Defesa Civil do município não tem veículo para atender as ocorrências. Um exemplo de não atendimento pelo município é o da balconista Ana Cristina Schwartz, moradora do bairro Desbravador, que teve seu carro atingido pelo muro que faz limite com o terreno vizinho, no temporal ocorrido no dia 5 de fevereiro.

- O muro caiu por problema de drenagem no terreno vizinho e quando liguei eles disseram que não poderiam verificar, me jogaram de um lado para o outro até que consegui alguém da Defesa Civil do Estado que veio até o local e me atendeu muito bem – disse a Ana.

Até início do ano passado a Defesa Civil utilizava um veículo da Assistência Social, que não está mais disponível. Tem um outro veículo mas é da coordenação regional, que atende 20 municípios da região.

Além disso há somente um funcionário concursado e capacitado para atendimento. Outros dois são auxiliares mas não tem o treinamento e não podem prestar serviços externos. Até o coordenador municipal da Defesa Civil foi exonerado no ano passado.

O Ministério Público já tomou conhecimento das dificuldades do serviços e encaminhou uma série de recomendações para a administração municipal, entre elas o aprimoramento da estrutura de atendimento e aquisição de um veículo exclusivo para o órgão.

- A Defesa Civil presta um serviço de extrema relevância e precisa ser estruturada de forma adequada, que tenha condições de atender em caso de chuvas ou calamidade. – disse o promotor de justiça Alexandre Argenta.

O promotor inclusive fez uma reunião com representantes da administração municipal neste início de ano e foi prometido o atendimento das recomendações. Ele informou que vai fiscalizar o cumprimento delas.

A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou uma nota sobre a questão, afirmando que os Bombeiros estão auxiliando nos atendimentos e informou que está sendo tomada a providência quando ao veículo. Confira a nota:

“A Administração Municipal informa que desde o início da Defesa Civil em Chapecó ela já passou por inúmeras melhorias.

Recentemente, a Defesa Civil foi para novo endereço, junto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, visando unificar ainda mais os atendimentos em momentos de necessidade.

O Município trabalha para melhorar ainda mais a atuação da Defesa Civil e mantém diálogo permanente com o Ministério Público de SC referente ao Inquérito Civil que tramita.

Importante destacar que os chapecoenses nunca ficaram sem atendimento, especialmente devido à parceria que o Munícipio tem com as Forças de Segurança, neste caso, especialmente o Corpo de Bombeiros.”

Deixe seu comentário:

Últimas do colunista

Todas do colunista
Darci Debona

Darci Debona

Darci Debona

Repórter que traz os fatos mais importantes de Chapecó e região em destaque. A política, a economia, a segurança e o cotidiano do Oeste de Santa Catarina pelo olhar de quem conhece a região.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação