nsc
nsc

Futebol

Tabu, liderança e eleição nas ordens do dia do Tigre

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
09/07/2021 - 15h16
Na última rodada, o Criciúma venceu o Paraná por 2 a 0
Na última rodada, o Criciúma venceu o Paraná por 2 a 0 (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Quando teve o técnico Argel Fucks como adversário, o Criciúma nunca ganhou. Esse é um indigesto tabu que o Tigre precisará derrubar na próxima segunda-feira (12), no jogo que fecha a sétima rodada do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. É que o Criciúma enfrentará o Botafogo, em Ribeirão Preto.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Argel foi adversário do Criciúma oito vezes, ganhou quatro (duas pelo Figueirense e uma por Joinville e São José de Porto Alegre) e empatou quatro (duas pelo Figueirense, uma por Avaí e Joinville). Mas na atual Série C, a vantagem é toda do Criciúma, que lidera a chave com 14 pontos, enquanto o Botafogo de Argel está em quinto, com 9 pontos.

Enquanto isso, o Criciúma segue invicto sob o comando do técnico Paulo Baier. São oito jogos, com quatro vitórias e quatro empates desde quando ele assumiu, no fim de maio.

Perda do primeiro lugar

Mas o Criciúma perderá a liderança da sua chave na Série C nesta sexta-feira (9). É que a rodada começa às 20h, em Erechim, com Ypiranga x Novorizontino enfrentando-se em Erechim, no Rio Grande do Sul. Os dois somam 13 pontos e, se houver um empate, ambos igualam o Tigre com 14 pontos, mas estarão à frente nos critérios de desempate. Quem ganhar vai se isolar na ponta até o Criciúma enfrentar o Botafogo.

Outro que pode se aproximar do Tigre na rodada é o Ituano, que enfrenta o Oeste neste sábado em Barueri. Se ganhar, chegará a 13 pontos, continuando bem colocado na briga por uma das quatro vagas na segunda fase da Série C.

O Criciúma está fazendo um investimento pesado nas duas próximas rodadas. É que depois de enfrentar o Botafogo, a delegação permanecerá em São Paulo, treinando à espera do compromisso de sábado (17), quando vai encarar o Mirassol. Logo, o time ficará uma semana concentrado fora de casa para esses dois compromissos. A partida será neste domingo (11) do aeroporto de Jaguaruna, com destino a Campinas.

Com Paulo Baier no comando, o Criciúma ainda não perdeu
Com Paulo Baier no comando, o Criciúma ainda não perdeu
(Foto: )

Nessa viagem, o Criciúma tem o desfalque de um atleta que positivou para Covid-19. O nome do jogador não foi divulgado pelo clube.

Clima de eleição

O Conselho Deliberativo do Criciúma foi convocado, nesta sexta-feira, para a eleição da mesa diretora, marcada para o próximo dia 21. Na ocasião, a nova composição do Conselho, com 300 membros, recentemente eleita, vai definir presidente, vice-presidente e secretário.

Essa etapa é importante para a eleição do futuro presidente do clube. O atual, Anselmo Freitas, vai requerer à nova mesa diretora do Conselho para que antecipe a eleição do sucessor, marcada a princípio para dezembro. - Não podemos cair no mesmo erro, de fazer uma transição de presidente no fim do ano. Esse ano, isso nos custou uma preparação que acabou rebaixando o Criciúma no Campeonato Catarinense. Queremos evitar esse erro e fazer esse processo logo, quem sabe até setembro - projeta.

Presidente do Conselho, Carlos Alamini, foi alvo de protesto de torcedor no fim de maio
Presidente do Conselho, Carlos Alamini, foi alvo de protesto de torcedor no fim de maio
(Foto: )

> A reconstrução do Criciúma dentro e fora de campo

É provável que Anselmo Freitas seja candidato à reeleição, embora ele não confirme essa tendência textualmente. A boa fase do Criciúma, que briga pelo acesso à Série B e avança na Copa do Brasil, são fatores que colaboram para uma possível continuidade da gestão. O presidente tem lembrado, também, que os resultados de campo estão fazendo o Criciúma sair do vermelho, e garantir orçamento superavitário para o restante da temporada.

Leia também:

> Luiz Paulo e o gol da liderança do Tigre e do carinho à filha Lohany

> O Criciúma no caminho da volta por cima

> Uma nova roupagem para a história do Criciúma

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas