publicidade

Edsoul

Rolê com Edsoul 

Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul terá filmes com temática negra nas mostras

Compartilhe

Por Edsoul
13/08/2019 - 09h15 - Atualizada em: 13/08/2019 - 11h25

O 23º Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul exibirá 72 filmes que foram selecionados para as suas nove categorias. Entre os filmes, destacam-se alguns que utilizam a temática negra para contar suas histórias, como "Bando, Um Filme De:", documentário dirigido por Lázaro Ramos e Thiago Gomes. Selecionado para a Mostra Doc-FAM, conta a história do grupo teatral baiano Bando de Teatro Olodum, que desde 1990 leva aos palcos espetáculos com atrizes e atores negros se tornando um símbolo de identidade brasileira, com um discurso estético, político e social.

Já o "Poesia Azeviche", de Ailton Pinheiro Junior, concorre pela Mostra Curtas Mercosul e conta, através das memórias dos compositores e letristas de destaque dos Blocos-Afro Tradicionais da Bahia, da década de 70 aos anos 1990, a importância histórica de suas canções para valorização da identidade negra e luta contra o racismo na Bahia e no Brasil.

Concorrendo pela Mostra Curtas Catarinenses, está o documentário "Revolução Silenciosa: 10 Anos de Cotas Raciais na UFSC", que discute os resultados das ações afirmativas para negros dentro da Universidade, após uma década de implantação. A narrativa é contada no passo a passo de uma revolução possibilitada pelo acesso à educação e mostra os desdobramentos da luta histórica pela conquista de cotas nas universidades.

O FAM deste ano será de 26 de setembro a 2 de outubro com exibição de filmes no CineShow, do Beiramar Shopping, além de atividades formativas no Museu da Escola Catarinense e no Hotel Majestic. O encerramento, com a noite de premiação, será no TAC.

Deixe seu comentário:

publicidade