nsc

publicidade

Eduarda

TRADIÇÃO

Festa do Pinhão atrai turistas a Lages na véspera do feriado de Corpus Christi

Compartilhe

Por Eduarda Demeneck
19/06/2019 - 08h45 - Atualizada em: 19/06/2019 - 08h47
Catarinas Comunicação/Divulgação

Considerado o melhor momento da Festa Nacional do Pinhão, a véspera do feriado de Corpus Christi leva muitos turistas a Lages, na Serra Catarinense. Nesta edição, os shows nacionais de Jorge e Matheus, Alok e Jerry Smith, na noite desta quarta-feira (19), prometem lotar o Parque Conta Dinheiro. A prefeitura prevê que 120 excursões devem chegar à cidade. Quem deixou para última hora não está conseguindo lugar para passar a noite. Os mais de 3,2 mil leitos em hoteis e pousadas de Lages estão lotados até domingo. Em um dos hotéis, a procura começou há três meses. Nesta véspera de feriado, os portões do parque abrem às 17h e o primeiro show  está previsto para às 21h.

– Temos datas muito procuradas, sem leitos vagos, por conta dos shows. Essa, sem dúvida, é uma das melhores datas para o nosso hotel, comenta Edilson de Souza Batista, representante do departamento comercial de um estabelecimento.

Tem ainda quem aproveita essa época para fazer uma renda extra. Os próprios moradores abrem suas casas para receber os visitantes, as chamadas Pousadas Alternativas: em Lages, são mais de 30. A casa da aposentada Maria de Jesus é uma delas. Já são 10 anos transformando a residência em pousada. Para esse feriado, ela espera um grupo de turistas de Florianópolis.

– Eles gostam porque fica próximo da festa, o local seguro, e é uma casa em que eles ficam à vontade. Gera uma boa renda – avalia.

Nesse período, o comércio também se adapta: trabalha com horário diferenciado e, no feriado, não fecha as portas. Para esta quinta-feira (20), as lojas recebem uma sugestão de horário de funcionamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL): das 15h às 19h. O Centro, onde predomina o comércio de rua, tem atrativos com o Recanto do Pinhão, na Praça do Terminal de Lages, que deve reunir turistas. No local, ocorre um evento paralelo à Festa do Pinhão, com apresentações de graça durante todo o dia.

– É um dos melhores momentos nossos, tanto para os nossos moradores de Lages, como para os turistas que vêm de toda região de SC e de fora do Estado. A expectativa do comércio, bens e serviços é que a gente tenha um aumento nas vendas, comenta o diretor executivo da CDL de Lages, Jhonathan da Silva.

 Comércio aquecido

Dentro do parque Conta Dinheiro, onde o evento acontece todos os anos, a expectativa dos comerciantes também é otimista. No Shopinhão, são 30 expositores em 50 estandes. Nele, o visitante encontra de tudo: roupas, confecções, jaquetas, bijuterias, doce, perfumes, chocolates, artigos gauchescos, entre outros produtos. Gerson Damazio saiu de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, para vender cuias de chimarrão no local. Esse é o segundo ano que ele trabalha na festa.

– No ano passado, apesar da greve dos caminhoneiros, nós tivemos um resultado positivo. Por isso resolvemos voltar, e estamos apostando na feira. Queremos trazer mais uma remessa para fazer uma venda bem boa esse ano _ comenta. 

A Festa do Pinhão, que começou no dia 14 e vai até 23 de junho, está na 31 edição. A expectativa da organização é que passem pelo Parque Conta Dinheiro aproximadamente 250 mil pessoas nos dez dias de evento. São mais de 20 shows nacionais, festivais tradicionalistas e gastronomia diferenciada à base de pinhão.

 Festival gastronômico

Pela primeira vez, acontece durante o evento o Festival Sabores de Lages. Por meio do núcleo de gastronomia da cidade, um espaço com 14 restaurantes foi montado, e durante todas as noites quem passa por lá pode provar receitas com ingredientes típicos da Serra. Entre elas estão hambúrguer com farofa de bacon e pinhão, escondidinho de pinhão, batata recheada com paçoca de entrevero ou paçoca vegetariana e o sushi de pinhão. O valor de cada prato é único: R$ 30.

A advogada Denise Schlickmann aprovou o sushi preparado especialmente para o evento e aprovou:

– Esse com pinhão é muito bom. 

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Deixe seu comentário:

publicidade